O Amazonas recebeu, na tarde desta sexta-feira (22), 20 ventiladores pulmonares enviados pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos, após passarem por calibragem, serão utilizados na ampliação de leitos hospitalares e durante o transporte de pacientes com Covid-19 no Amazonas.
Das 20 unidades, 15 ventiladores serão utilizados no Hospital de Combate ao Covid-19. Com isso, a unidade que hoje tem 16 Unidades de Tratamento Intensivo, vai passar a ter 31 UTIs. O hospital possui ainda 63 leitos clínicos e outros 16 na sala vermelha.
Pelo programa do Governo Federal “Brasil Conta Comigo”, o Hospital de Combate ao Covid-19 recebeu, na sexta-feira (22/05), 53 profissionais de saúde para ampliar o atendimento humanizado aos pacientes de Covid-19. O grupo é formado por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e biomédicos.
Para o combate ao Covid-19, o Ministério da Saúde já entregou 130 respiradores ao Governo do Amazonas, entre equipamentos invasivos e de transporte, além de 18 aparelhos que foram entregues diretamente aos Hospitais de Guarnição do Exército em São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, unidades de referência para o atendimento de pacientes Covid-19 nesses municípios.
O Governo Federal enviou ainda testes para o diagnóstico da Covid-19, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): álcool, aventais, luvas, máscaras N95, máscaras cirúrgicas, óculos de proteção, sapatilhas, toucas hospitalares, protetores faciais e medicamentos.