O Governo do Amazonas recebeu, na tarde deste sábado (16/01), cinco tanques de oxigênio líquido e mais 305 cilindros de oxigênio, que foram transportados diretamente do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Além do oxigênio, a aeronave do Exército Brasileiro descarregou 10 toneladas de material hospitalar, que serão utilizados no Hospital Nilton Lins, referência para o tratamento da Covid-19.
O primeiro abastecimento chegou ao aeroporto de Ponta Pelada, localizado no bairro Crespo, zona sul, por volta das 17h. “Esse é um momento muito difícil para o nosso País, a Força Aérea tem se dedicado ao máximo possível, estamos com trabalho 24 horas para atender as regiões do País”, disse o tenente-coronel Ferraz, comandante do primeiro grupo de transporte de tropa.
Ainda segundo o comandante, em 24 horas, o Exército transportou 32 pacientes vítimas da Covid-19 para outras capitais brasileiras, como São Luiz e Teresina. Houve, também, o transporte de 23 tanques de oxigênio, nas últimas horas.
Por volta das 18h, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, uma aeronave da Latam descarregou 305 cilindros pequenos, que serão usados no transporte de passageiros nas ambulâncias. O material foi enviado pelo Ministério da Saúde e ficará definitivamente no Amazonas.
Segundo o tenente Fabiano Vieira, da Defesa Civil, são cilindros de sete, 16, 22 e 29 litros de oxigênio.