O estado do Amazonas registrou 13 mortes em decorrência da Covid-19 nos primeiros três meses de 2025, de acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do estado. As informações são da TV Encontro das Águas.
Segundo o informe, os casos de covid-19 apresentaram um aumento de 33,1% em apenas um mês. Em fevereiro, foram registrados 97 casos, enquanto em março esse número subiu para 133. Apesar desse aumento, a covid-19 ocupa o terceiro lugar no ranking de doenças causadas por vírus respiratórios, representando 10% dos casos.
A faixa etária mais afetada pela doença são os idosos com 60 anos ou mais, seguidos por crianças menores de um ano.
Em relação às doenças arboviroses, o Amazonas registrou 1.694 casos de dengue entre janeiro e março, com apenas uma morte confirmada, ocorrida no município de Jutaí, no interior do estado. Os municípios que mais registraram casos de dengue foram Manaus e Ipixuna. Outras doenças arboviroses não alcançaram 100 casos.
A melhor forma de combater as doenças arboviroses é a eliminação dos focos de mosquitos, como a água parada, além da vacinação. No Amazonas, 12 municípios oferecem vacinação gratuita, com foco em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.