Ir para o conteúdo

Amazonas registrou 2.751 casos de Covid-19 em dois meses

No período, foram contabilizados 4 óbitos pela doença

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, divulga, nesta segunda-feira (19/02), o mais recente boletim epidemiológico da Covid-19, destacando uma análise detalhada da situação atual da doença no Amazonas. O documento está disponível no link.

O documento apresenta o cenário no período de 10 de dezembro de 2023 a 10 de fevereiro de 2024. Nesses dois meses, foram registrados 2.751 casos e 142 hospitalizações por Covid-19 no Amazonas. As hospitalizações, ou seja, casos graves da doença, representam 5,1% do total de casos confirmados para o período. Ainda dos 142 hospitalizados, 100 (70%) apresentaram, pelo menos, um fator de risco, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas e imunodepressão. Ainda no período analisado, foram registrados quatro óbitos por Covid-19 no Amazonas.

A partir do cenário, a FVS-RCP destaca a importância da adesão da população à vacinação com a atualização do esquema vacinal. A diretora-presidente da instituição, Tatyana Amorim, enfatiza a importância da busca pela atualização do esquema vacinal e das Secretarias Municipais de Saúde continuarem os esforços na vacinação, visando a prevenção de casos graves e óbitos da doença.

“Para pessoas com comorbidades, a vacinação contra Covid-19 assume uma importância ainda mais destacável, já que esse grupo é mais suscetível a desenvolver formas graves da doença. Ao priorizar a vacinação, a estratégia de saúde protege os mais vulneráveis, visando salvaguardar a saúde e a vida dessa parcela da população. Por isso, é tão importante manter o esquema vacinal atualizado”, destaca a diretora Tatyana.

A cobertura vacinal do esquema primário (com aplicação de 2 doses) é de 73,3%, na população de 6 meses ou mais. A FVS-RCP enfatiza a importância da ampliação da cobertura vacinal e emitiu Alerta Epidemiológico Nº 02/2024 e as Notas Técnicas Nº 002/2024 e Nº 003/2024, desde janeiro deste ano, recomendando a atualização do esquema vacinal para Covid-19 e das medidas de prevenção e controle referente à circulação viral do SARS-CoV-2, vírus da Covid-19.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes