Ir para o conteúdo
AmazonasUEAcongressoMundoHIV

Do Amazonas para o mundo: estudante da UEA leva pesquisa sobre saúde sexual ao maior congresso global de IST e HIV

O congresso reúne anualmente especialistas em saúde sexual e infecções sexualmente transmissíveis (IST) de todo o mundo.

Mário Felipe enviou resumo sobre “barreiras socioculturais à PrEP na população ribeirinha do Alto Amazonas” para a sessão de Epidemiologia - Fotos: Redes Sociais

O estudante de Enfermagem Mário Felipe, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), integra a delegação brasileira que participa do STI & HIV 2025 World Congress – Sexual Health for All, de 26 a 30 de julho de 2025, no Palais des Congrès, em Montreal (Canadá). O congresso reúne anualmente especialistas em saúde sexual e infecções sexualmente transmissíveis (IST) de todo o mundo.

Organizado em conjunto pela International Society for Sexually Transmitted Diseases Research (ISSTDR) e pela International Union against Sexually Transmitted Infections (IUSTI), o evento é considerado o principal fórum científico global sobre IST e HIV/AIDS. A edição de 2025 terá como tema “Saúde sexual para todos” e prevê plenárias, simpósios, apresentações orais e atividades satélite voltadas a ciência básica, clínica, políticas públicas e engajamento comunitário.

Além de pesquisadores internacionais, a conferência contará com participação oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apresentará painéis sobre novas diretrizes de prevenção combinada e metas de eliminação de infecções curáveis até 2030.

"Representar a Amazônia no STI & HIV 2025 World Congress ao lado do professor Dr. Eduardo Honorato é uma honra imensurável. Sou grato à UEA pelo apoio institucional e aos pesquisadores Dr. Marcus Lacerda e Dra. Maria Paula Mourão. da FMT pelo incentivo na minha jornada científica", afirmou Mário Felipe.

Trajetória acadêmica

Mário Felipe cursa o nono período de Enfermagem na UEA e desenvolve iniciação científica em doenças tropicais e infecciosas na Amazônia e prevenção de IST, com ênfase em estratégias de educação em saúde para jovens na região Norte.  A universidade mantém tradição em pesquisa biomédica na Amazônia e tem convênios com centros de referência como a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Dr. Eduardo Honorato e Mário Felipe

Rede de Mentoria

  • Prof. Dr. Eduardo Honorato – Professor associado da UEA;
  • Dr. Marcus Vinícius Lacerda – Infectologista da FMT-HVD e membro da Academia Brasileira de Ciências, com amplo histórico de pesquisas em HIV e malária.
  • Dra. Maria Paula Gomes Mourão – Professora associada da UEA.

Próximos passos

O trabalho apresentado por Mário leva o título 'Pre-Exposure Prophylaxis and SexualWEAT Quality of Life in MSM: Pre-Pandemic Insights from the Brazilian Amazon' e traz uma análise sobre a qualidade de vida sexual dos homens na região com foco na profilaxia pré-exposição (PrEp) como estratégia na prevenção do HIV.

Serviço

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes