Ir para o conteúdo

Amazonense Vinícius Mota Castro é campeão da Copa Brasil de Tênis de Mesa

Atleta da Associação Atlética Adalberto Valle, treinado pelo professor Pedro Ferreira, vence competição nacional com campanha invicta e leva o Amazonas ao topo do pódio

Vini é o primeiro no ranking amazonense na categoria dele - Fotos: Leandro Px

O tênis de mesa do Amazonas tem um novo campeão nacional. O amazonense Vinícius Mota Aryce de Castro, de apenas 10 anos, conquistou neste sábado (23/08) o título da Copa Brasil de Tênis de Mesa – etapa Manaus, na categoria Sub-11 Masculino. Atleta da Associação Atlética Adalberto Valle, Vini foi orientado pelo professor Pedro Ferreira, referência na modalidade e reconhecido como um dos grandes descobridores de talentos em Manaus.

🏆 Campanha impecável

Vinícius fez uma trajetória invicta no torneio:

  • Fase de grupos: venceu os dois jogos, um por 3 a 2 e outro por 3 a 0;
  • Quartas de final: superou João Gama por 3 a 1;
  • Semifinal: derrotou Ben Minev, um dos favoritos e 3º melhor do ranking entre os atletas na disputa - também por 3 a 1;
  • Final: bateu o paraense Davi Carolino, do Paysandu, por 3 a 1 (parciais: 12-10, 9-11, 12-10 e 11-8).

Foram cinco vitórias em cinco jogos.

Vini ao centro, Davi Carolino à esquerda e Ben Minev à direita, com os pais

🌟 Vitória com peso nacional

A Copa Brasil é uma das principais competições do calendário da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), reunindo atletas de diferentes regiões do país e valendo pontos preciosos no ranking nacional.

Entre os competidores dests etapa, Vinícius já aparecia como líder do Rating em Manaus (indicador de força técnica atual) e 2º colocado do Ranking - ambos na categoria Sub-11.

"Ele vem ganhando maturidade muito rápido. Venceu algumas etapas do Campeonato Estadual. Esta foi a primeira competição nacional dele. O treino diário é fundamental para altetas. Na idade dele é mais importante ainda, porque começa a entender o que precisa ser feito ainda criança. Escuta mais as orientações", avaliou Pedro.

A Copa Brasil, além de permitir que os atletas acumulem pontos importantes no ranking nacional, serve como vitrine para talentos consolidados e emergentes do esporte, além de reforçar a integração entre categorias olímpicas e paralímpicas.

0:00
/
A reta final da disputa
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes