A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu temporariamente as operações de pouso e decolagem no Aeroporto Danilson Aires, localizado no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A decisão entrou em vigor no dia 31 de janeiro e tem previsão de duração de 60 dias.
De acordo com a Anac, a interdição é necessária para a execução de obras de ampliação e melhorias na infraestrutura do aeroporto. As intervenções incluem serviços na pista de pouso e decolagem, o que inviabiliza, neste momento, a operação segura de aeronaves convencionais.
A expectativa é que o novo aeroporto seja entregue até o final de 2026, ampliando a capacidade e a segurança das operações aéreas na região.
Durante o período de suspensão do aeroporto, o deslocamento de passageiros entre Coari e outros municípios deve ocorrer, principalmente, por meio de lanchas e embarcações fluviais. Esses transportes já funcionam regularmente e tendem a registrar aumento na demanda enquanto o aeroporto permanecer interditado.
De acordo com a Prefeitura de Coari informou, os atendimentos de saúde estão mantidos e as remoções aéreas de pacientes apenas em casos extremos.