O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas - Sinetram, disponibiliza a partir desta quinta-feira, 15/12, o aplicativo “Cadê meu ônibus recarga”, nova ferramenta de compra de crédito para cartão PassaFácil e para Carteira Digital com opção de pagamento de passagem direto do celular, através de QRCode.
O “Cadê Meu Ônibus” é um aplicativo que surgiu em 2017 e, agora, ganhou uma versão exclusiva carregamento de créditos, o “Cadê meu ônibus recarga”.
O novo aplicativo, disponível para os sistemas operacionais Android e IOs, disponibiliza duas opções de compra de passagem, uma delas para o tradicional cartão físico PassaFácil, com diversas opções de pagamento como cartão de crédito, débito e pix e, a grande novidade, a carteira digital onde é possível o usuário - que paga passagem inteira - abastecer, administrar o crédito e gerar, através do aplicativo, um QrCode para pagamento de passagem utilizando o próprio aparelho celular.
De acordo com o Sinetram, o uso da tecnologia colabora com a modernização do sistema de bilhetagem e diminuição da circulação de dinehiro nos ônibus, medida que reduz o número de assalto dentro dos coletivos.
Através do aplicativo "Cadê Meu Ônibus" é possível fazer busca de linha, pontos de parada ou localidade, faz planejamento de viagens e envia notificação que avisa que horas o ônibus vai passar, mesmo com o aplicativo fechado, tudo isso usando tecnologia de GPS e comunicação em tempo real do usuário com os ônibus que estão circulando pela cidade. Além de agendamento e alertas de mudanças de itinerários e outros assuntos relacionados ao trânsito que são enviados para população através do aplicativo.
O app já foi baixado por mais de 3 milhões de pessoas e possui cerca de 400 mil usuários ativos. Só este ano já foram realizados mais de 20 milhões de acessos em todas as linhas, terminais, estações e pontos de paradas da capital.
A ferramenta ainda possui uma opção de comunicação direta com o Sinetram através do “Entre em contato”, onde é possível mandar sugestões, solicitar informações, fazer denúncia ou registrar um elogio sobre o serviço prestado. Todos os relatos são respondidos e as denúncias recebidas enviadas para o setor responsável. Ao final de cada mês, os relatos geram um relatório que é apresentado aos gestores do sistema de transporte coletivo da cidade para avaliação, planejamento de ações e melhorias.
Nos próximos meses estão previstos mais lançamentos para os usuários do transporte coletivo. Pontos de autoatendimento para compra de passagem serão instalados em vários locais da cidade e a solicitação de serviços, como cartões PassaFácil, poderão ser solicitadas de forma remota, com opção de entrega programada.