A apuração do festival ocorre nesta segunda-feira (01/07), às 14h (horário de Manaus), no Bumbódromo. O boi-bumbá vencedor será aquele que acumular o maior número de pontos na soma de todos os blocos durante as três noites de apresentações.
O corpo de jurados do Festival de Parintins é composto por dez julgadores e cada noite é avaliada separadamente.
O espetáculo de cada boi é complexo e envolve 21 itens (quesitos), além de outros elementos não julgados, mas que não podem faltar, como Pai Francisco e Mãe Catirina – personagens folclóricos do ‘Auto do Boi-Bumbá’.
Resultado
Na primeira segunda-feira após o Festival, é feita a contagem dos pontos dos jurados e proclamado o bumbá vencedor. O ganhador sai desfilando pelas ruas de Parintins, comemorando o título. A partir daí, é começar a preparar o festival do próximo ano.
Os itens
- Apresentador - Item 1
O anfitrião da apresentação, mestre de cerimônia, porta voz do espetáculo que leva ao conhecimento do espectador aquilo que será apresentado pelos itens.
- Levantador de Toadas - Item 2
É o intérprete (cantor) musical da trilha sonora do espetáculo. O juado avalia a interpretação, afinação, dicção, timbre e técnica de canto, além da variedade de decisões interpretativas.
- Marujada ou Batucada - Item 3
Conjunto de brincantes que fazem o acompanhamento percussivo das toadas, sendo base para o espetáculo. No Caprichoso é chamada de Marujada e no Garantido, Batucada.
- Ritual Indígena - Item 4
Representação artística de uma celebração ou rito indígena, fundamentado em consonância ao espetáculo do Boi-Bumbá. O Ritual Indígena é sempre conduzido pelo Pajé e conta ritos que eram ou ainda são realizados por tribos indígenas.
- Porta Estandarte - Item 5
Brincante que conduz o estandarte símbolo do Boi Bumbá. Ela deverá ter garra, desenvoltura, elegância, alegria, sincronia de movimentos entre o bailado e o estandarte.
- Amo do Boi - Item 6
Brincante que representa o dono da fazenda que entoa versos dentro dos fundamentos do espetáculo. São avaliadops timbre, afinação, fluência na dicção, capacidade de improvisar melodias, versos e qualidade poética.
- Sinhazinha da Fazenda - Item 7
Brincante que representa a filha do dono da fazenda no auto tradicional do Boi-Bumbá de Parintins. Precisa ter graça, desenvoltura, simplicidade, alegria, saudando o boi e do público.
- Rainha do Folclore - Item 8
Brincante que representa a diversidade das manifestações da cultura popular brasileira. Deve possuir graça, movimentos com desenvoltura, incorporação, indumentária.
- Cunhã-Poranga - Item 9
Mulher bonita em Nheengatu, brincante que representa os povos indígenas, a mais bela da tribo.
- Boi-Bumbá (Evolução) - Item 10
Boi articulado que é o símbolo maior da manifestação popular de Parintins, manipulado por brincantes denominados “tripa do boi”. Deve ter geometria idêntica, leveza, alegria, evolução, encenação, coreografia e movimentos de um boi real.
- Toada Letra e Música - Item 11
Gênero musical popular do Boi de Parintins, suporte lítero-musical do festival. As letras das canções resgatam o passado de mitos e lendas da floresta amazônica. Apenas uma toada por noite é avaliada nesse item, anunciada pelo apresentador.
- Pajé - Item 12
Personagem que simboliza o curandeiro, xamã, sacerdote indígena considerando a referência sagrada, mística e mitológica dos povos indígenas. Precisa apresentar expressão corporal e facial e domínio do espaço cênico.
- Tribos Indígenas - Item 13
Brincantes que representam os grupos étnicos que compõe os povos indígenas da Amazônia e/ou do território brasileiro, dentro do contexto do espetáculo do Boi- Bumbá.
- Tuxauas - Item 14
Brincantes que representam os chefes dos povos indígenas por meio de indumentárias que simbolizam o cocar alegórico.
- Figuras Típicas Regionais - Item 15
Estrutura alegórica e cênica que representa a identidade regional do amazônida em sua diversidade.
- Alegorias - Item 16
Estrutura artística que funciona como suporte e cenário para a apresentação. Considera- se acabamento, execução, funcionalidade, porte e estética.
- Lenda Amazônica - Item 17
Estrutura artística alegórica e cênica. Narrativa que ilustra a cultura dos povos da Amazônia dentro do contexto do espetáculo do Boi-Bumbá de Parintins.
Vaqueirada - Item 18
Brincantes que representam a figura dos vaqueiros no contexto histórico. São os guardiões do Boi-Bumbá.
- Galera - Item 19
Conjunto de torcedores dispostos nas arquibancadas laterais gratuitas. Massa humana que formam coreografias no contexto do espetáculo. O desempenho também é julgado. Do outro lado, a galera do boi contrário não pode se manifestar.
Coreografia - Item 20
Movimentos coreografados dos grupos de dança apresentados durante o espetáculo. Avalia-se dinâmica, movimentos, ritmo e sincronia.
- Organização e Conjunto Folclórico - Item 21
Fluidez e organização da apresentação dentro do contexto do espetáculo. Considera-se harmonia, velocidade de apresentação, liberdade de movimentos na arena e tempo compatível.