Ir para o conteúdo

Arte Ribeira transforma comunidades ribeirinhas em galerias a céu aberto

Projeto levou o graffiti para três comunidades do interior de Parintins, ressignificando espaços e fortalecendo identidades locais.

Cada mural foi inspirado nas histórias, tradições e lendas locais, coletadas em conversas com lideranças comunitárias e moradores antigos.

O projeto Arte Ribeira: grafitando as comunidades ribeirinhas de Parintins – Amazonas foi realizado com sucesso, colorindo e ressignificando a paisagem de três comunidades do interior: Paraná do Espírito Santo do Meio, Santa Terezinha do Caburi e Vila Batista.

Durante a iniciativa, o duo de artistas Curumiz, formado por Kemerson Freitas e Alziney Pereira , grafitou casas ribeirinhas e espaços coletivos, transformando-os em verdadeiras obras de arte a céu aberto. Cada mural foi inspirado nas histórias, tradições e lendas locais, coletadas em conversas com lideranças comunitárias e moradores antigos.

Além dos murais, toda a ação foi registrada em fotos e vídeo

Além dos murais, toda a ação foi registrada em fotos e vídeo, resultando em um documentário de média-metragem que mostra desde a chegada às comunidades até a criação das obras. O material será disponibilizado gratuitamente em plataformas digitais, ampliando a visibilidade tanto das comunidades quanto da arte amazônica.

Patrocinado pelo Plano Nacional Aldir Blanc 2024 (edital n° 12/2024), o projeto inovou ao levar a arte urbana geralmente presente nas grandes cidades para o coração da floresta amazônica, aproximando a população ribeirinha de uma linguagem artística ainda nova em Parintins.

Patrocinado pelo Plano Nacional Aldir Blanc 2024 (edital n° 12/2024), o projeto inovou ao levar a arte urbana geralmente presente nas grandes cidades

“O objetivo foi levar o graffiti para as comunidades ribeirinhas de Parintins e região, contar as histórias dessas comunidades através da arte e firmar a identidade de cada localidade a partir das próprias pessoas que vivem nela”, destaca Kemerson Freitas, artista do duo Curumiz.

Com a conclusão do projeto, o Arte Ribeira deixou não apenas paredes coloridas, mas também um legado de memória, identidade e valorização cultural para as comunidades amazônicas.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes