Na noite de sexta-feira (11), o Boi Caprichoso encantou o público na abertura da 47ª edição do Festival do Folclore de Curuçá, no nordeste do Pará. Convidado pela Prefeitura do município, o boi de Parintins levou ao palco todos os seus itens oficiais e apresentou um espetáculo com o já reconhecido padrão artístico Caprichoso, marcado por emoção, beleza cênica e a força da cultura amazônica.
A participação foi um dos momentos mais aguardados da primeira noite do festival, que segue até domingo (13), reunindo cordões de pássaros, quadrilhas, grupos de carimbó e outras expressões da cultura popular paraense. A expectativa é de reunir cerca de 60 mil pessoas nos três dias de festa.
Para o diretor artístico do Caprichoso, Edwan Oliveira, o convite à apresentação simboliza o reconhecimento da relevância cultural do boi negro da Amazônia.

“O Boi Caprichoso representou, na noite de ontem, a grandiosidade da cultura amazônica no Festival do Folclore, na cidade de Curuçá. O convite da prefeitura do município é o reconhecimento à importância do Caprichoso no contexto cultural do estado do Amazonas e do Brasil”, declarou.
O vice-prefeito de Curuçá, Vanerson Garcia, destacou o carinho do povo paraense. “A prefeitura fez questão de convidar o Boi Caprichoso, que é símbolo da cultura folclórica amazônica no estado e no Brasil, para mostrar um pouco da emoção que transmitem no estado do Amazonas. Vocês têm super fãs aqui, então sejam sempre bem-vindos.”
A presença do Caprichoso no festival reforça os laços entre os povos amazônicos e celebra a diversidade do folclore brasileiro em uma verdadeira festa da cultura popular.