Ir para o conteúdo

Boi Caprichoso lança tema para o Festival de Parintins 2026

Durante o evento, o presidente do boi, Rossy Amoedo, anunciou que ainda nesta semana serão lançadas novas toadas dos itens individuais do Caprichoso

A arte 2026 é idealizada pelo Conselho de Arte do Boi-Bumbá Caprichoso

O Boi-Bumbá Caprichoso revelou, na madrugada deste domingo (19), durante a celebração pelos 112 anos, o tema que guiará o espetáculo azul e branco no Festival de Parintins 2026: “Caprichoso: brinquedo que canta seu chão.”

A proposta exalta o sentimento que une gerações de brincantes, artistas e torcedores em torno do boi negro de estrela azul, transformando amor em arte e devoção em cultura.

Mais do que um título, o novo tema é uma declaração de pertencimento, que mergulha na essência emocional da Nação Azul e valoriza a história construída a muitas mãos, dos curumins aos mestres, dos galpões aos palcos do Bumbódromo. A narrativa celebra a força simbólica do Caprichoso como expressão viva da identidade amazônica e do orgulho de Parintins.

Para Cinara Carmo, doutora em Biotecnologia pela UFAM e sócia fundadora do Boi Caprichoso, a escolha do tema relembra a brincadeira no Curral Zeca Xibelão, um lugar de chão batido.
“Trouxe na minha memória quando eu brincava aqui nesse curral, é a minha história”, ressalta.

O compositor Gerlean Brasil reforça o caráter leve e inspirador da proposta.
“Esse tema permite um tema leve, vai permitir uma liberdade poética para o compositor”, destaca.

A turismóloga Nayara Arruda comenta que o tema é inovador e diferente do que vinha sendo apresentado nos anos anteriores.
“Gostei porque ele trás algo diferente dos outros anos. O Caprichoso sempre inovando e fazendo a gente refletir. Sou de Manaus e vim para Parintins aos 10 anos e aqui o Caprichoso se tornou o meu brinquedo de criança”, ressaltou.

Leuzi Rodrigues, se conectou com a memória afetiva do Caprichoso.
“Remete ao meu brinquedo de infância: o Boi Caprichoso.”

O anúncio, feito por meio de uma superprodução audiovisual, emocionou a Nação Azul, levando o público às lágrimas e celebrando a infância, a memória e o orgulho de ser Caprichoso.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes