Ir para o conteúdo

Caso Benício: Dono de hospital diz que protocolos de segurança existiam, mas não foram acionados

Édson Sarkis, Júlia Sarkis e Édson Sarkis Júnior prestaram depoimento à Polícia Civil nesta quarta-feira (17/12)

Donos do Hospital Santa Júlia prestaram depoimento nesta quarta-feira (17/12) - Foto: Lucas Macedo/G1 AM

Os proprietários do Hospital Santa Júlia compareceram nesta quarta-feira (17/12) ao 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para prestar esclarecimentos sobre a morte do menino Benício Xavier de Freitas, de 6 anos, ocorrida na madrugada de 23 de novembro após a administração de uma dose de adrenalina durante atendimento médico.

O médico Édson Sarkis, fundador do hospital, disse à imprensa que unidade dispõe de uma enfermeira responsável pelos protocolos de segurança, mas que essa profissional não foi chamada durante o atendimento ao Benício.

“O hospital tem protocolo, tem protocolo de segurança, tem dupla checagem. No pronto-socorro, havia uma enfermeira responsável pelo protocolo de segurança que não foi acionada, além de outras duas enfermeiras e uma farmacêutica na central”, afirmou o fundador, enfatizando que as ferramentas de prevenção estavam disponíveis.

Sarkis disse ainda que a instituição segue padrões de segurança e dupla checagem exigidos por acreditações nacionais e internacionais, além de que o hospital é credenciado no nível máximo pela Organização Nacional de Acreditação (ONA 3).

O médico também disse que a instituição está colaborando com as investigações, que não pretende responsabilizar individualmente os profissionais e prestou solidariedade à família da criança.

Além do fundador, Édson Sarkis Júnior e Júlia Sarkis, membros da administração do Hospital, compareceram à unidade policial para prestar esclarecimentos.

O caso segue em fase de instrução. Segundo o delegado Marcelo Martins, as investigações também apuram a responsabilidade do hospital quanto à estrutura, protocolos e eventuais falhas do sistema de prescrição.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes