O levantador de toadas do Boi Caprichoso David Assayag anunciou na tarde de quinta-feira, 10/11/2019, o resultado dos exames pré-operatórios realizados para tentar corrigir o problema na sua visão. Executado no Centro Cirúrgico de Coimbra, em Portugal, o diagnóstico revelou que a cegueira do cantor é irreversível.
David Assayag sofreu um acidente na adolescência, que resultou em deslocamento de retina. Segundo o oftalmologista Antônio Travassos, as primeiras cirurgias realizadas na visão do cantor acabaram agravando o quadro, impossibilitando qualquer nova tentativa de intervenção.
Em agosto deste ano, David criou uma vaquinha online para custear a viagem e os exames em Portugal. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele agradeceu o apoio dos fãs e explicou o resultado da consulta.
“Infelizmente tivemos uma notícia não muito boa. Eu fiz algumas cirurgias há muito tempo atrás, que não foram bem-sucedidas e vieram a danificar os olhos. Como passei muito tempo sem fazer tratamento, infelizmente, não teve condições de fazer o procedimento aqui que o doutor Antônio Travassos faz. Infelizmente não deu certo mais uma vez, mas eu estou tranquilo, sou um cara muito consciente das coisas. Quero agradecer todas as pessoas que nos ajudaram a realizar essa viagem, atrás desse sonho, mas infelizmente não deu certo. A vida continua, estou tranquilo, obrigado pelas orações, pelas pessoas que realmente gostam do meu trabalho e da minha pessoa. É uma gratidão que nunca vou esquecer na minha vida", lamentou.
História
David Assayag Neto nasceu em Parintins, no dia 16 de janeiro de 1963. Desde cedo, mostrou aptidão para o canto. Começou a carreira cantando em bares, arraiais e quermesses. Foi vocalista e backing vocal de bandas de boi, no Caprichoso, durante meados de 1980 e início dos anos 1990. Em 1991, estreou como levantador de toadas, no Garantido, seu boi do coração.
A estreia não logrou êxito e David foi descartado. Retornou em 1995 para mais uma tentativa onde, finalmente, alcançou resultado. Em 1996, imortalizou seu canto ao interpretar, brilhantemente, a toada “Lamento de Raça”, do compositor Emerson Maia.

Consolidado como a maior voz do festival, David regravou o clássico “Vermelho”, também de 1996, do compositor Chico da Silva. A versão foi em parceria com Fafá de Belém, no álbum “Pássaro Sonhador”. A música estourou em todas as rádios do País e também no exterior. David acompanhou Fafá em vários programas nacionais e se tornou, naquele ano, o mais popular artista do Norte do Brasil.
Ídolo da galera vermelha e branca, em 2009, David se desentendeu com a direção do Boi Garantido e passou a defender as cores do rival Caprichoso. Após um hiato de 10 anos, David retornou ao boi vermelho e branco, em 2020, onde é artista oficial.