A partir do dia 13 de setembro, o Centro de Eficiência Energética de Manaus (CEEA) vai voltar a receber visitas do público. O espaço foi baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, e reúne uma exposição com diversos recursos interativos que visam informar e conscientizar a população sobre a adoção do uso de energias limpas.
“Este é um espaço que mostra de maneira prática a importância de investirmos em tecnologias que nos permitam ter fontes de energias renováveis, que contribuam para o nosso desenvolvimento de forma sustentável e com o menor impacto possível nos recursos naturais do planeta. Neste contexto, desenvolver este projeto na região amazônica é extremamente importante não só pelo fato dela ser a maior referência em biodiversidade, mas também por se destacar na promoção de uma cultura sustentável”, revela Ana Xavier, CEO e diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos, responsável pelo projeto.
Inaugurado em dezembro de 2022, o CEEA já recebeu cerca de 3 mil pessoas entre estudantes de escolas públicas, professores, organizações e convidados, superando as metas iniciais. Além de falar sobre a relação das pessoas com suas casas, o espaço também apresenta diversas formas modernas de produção de energia ao redor do mundo e, sobretudo, a importância disso para a região amazônica por conta de sua relevância internacional.
A ação conta com o apoio da Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil. “A Whirlpool tem um legado com os pilares de ESG há mais de 60 anos. Faz parte das nossas iniciativas ambientais o uso de 100% de energia limpa e renovável em todas as nossas unidades no país, o que reforça a importância da eficiência energética nas nossas operações. Temos um imenso orgulho em apoiar um projeto como esse, que leva conscientização e educação em prol do planeta e das futuras gerações”, afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais na Whirlpool América Latina.
No local, foram considerados três pilares principais. O primeiro engloba a energia e o planeta, com infográficos sobre a energia eólica, energia solar, hidrelétricas, biomassa e a energia geotermal, que é a energia que provém do interior do planeta, gerada pela combinação de vários fenômenos. No segundo, a abordagem é sobre a relação das pessoas com a energia em suas casas. Nesse espaço, são considerados desde a concepção arquitetônica das residências, até o conceito bioclimático, com a adoção de eletrodomésticos e iluminação mais eficientes. Por fim, o terceiro conceito é sobre a relação da energia com o próprio ser humano e a importância de promover uma renovação energética pessoal.
O CEEA, que conta com sua estrutura dentro da sede da Fundação Rede Amazônica - FRAM, parceira do projeto, é dividido em quatro áreas e sete painéis com atividades interativas, maquetes e jogos, abordando de forma lúdica as diversas relações dos seres humanos com a energia. Todo o trabalho foi pautado em 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, que são: ODS 7, que trata da Energia Acessível e Limpa, ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 4 – Educação de Qualidade.
As visitas para convidados, organizações, escolas e instituições de ensino devem ser agendadas por meio do formulário. Após a inscrição, a equipe entrará em contato para realizar o agendamento. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do número +55 92 8599-7883 (Wesley).