O Governo do Amazonas entregou, nesta segunda-feira (14), uma ambulância ao Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), unidade vinculada à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon). O equipamento deve reforçar a estrutura de atendimento da unidade, especialmente em casos de emergência.
Referência na realização de conizações — pequenas cirurgias para retirada de lesões pré-malignas no colo do útero — o Cepcolu atua na chamada prevenção terciária do câncer e integra a rede da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
O novo veículo é equipado com maca, cilindro de oxigênio e assentos para equipe médica e acompanhante. Segundo a secretária executiva de Assistência da SES-AM, Liege Menezes, a ambulância garante mais segurança às pacientes atendidas. “Apesar de o Cepcolu ser um hospital-dia com procedimentos de pequeno porte, é essencial ter suporte imediato em caso de intercorrência”, afirmou.
O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, avaliou que a entrega representa um avanço na estrutura da unidade, considerada pioneira na prevenção do câncer ginecológico na Região Norte. “É mais um passo para garantir qualidade no atendimento às mulheres e combater o câncer de colo uterino no estado”, disse.
Emenda parlamentar e estrutura
A ambulância, orçada em R$ 280 mil, foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Péricles do Nascimento, que participou da entrega.
Entre os dias 11 de março e 14 de abril, o Cepcolu realizou 579 consultas e 85 cirurgias. A unidade, localizada em Manaus, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e conta com quatro consultórios ginecológicos, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro voltado para cursos e treinamentos.
De acordo com a ginecologista Mônica Bandeira, responsável pela unidade, o centro tem papel fundamental na prevenção avançada do câncer uterino. “Nosso foco é evitar a evolução da doença por meio de diagnóstico e intervenção precoces”, destacou.