Policiais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) apreenderam, nesta quinta-feira (22/08), um caminhão nas proximidades do Porto da Ceasa, na zona sul de Manaus, carregado com 1,2 toneladas de drogas. O material está avaliado em R$ 20 milhões. O motorista foi preso.
De acordo com o delegado Mário Paulo, diretor do DRCO, a operação faz parte do programa "Águas Seguras" do Ministério da Justiça. A descoberta ocorreu durante uma vistoria em caminhões que aguardavam embarque em uma balsa.
A droga estava escondida no acesso da porta lateral do baú, disfarçada entre uma carga de plásticos.
"Ainda não podemos dar muitos detalhes dessa operação, porque foi muito complexa e para não prejudicar a continuidade das investigações. O que podemos dizer é que essa carga veio da região de fronteira para Manaus e foi colocada em caminhões para ser transportada para o Pará e outros estados. Nossas equipes já monitoravam esse movimento há um tempo. Outras pessoas estão envolvidas nesse esquema, mas isso será apurado em seguida", afirmou o delegado.
O motorista do caminhão, um homem de 42 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O homem será submetido a uma audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema e a possível rota de distribuição das drogas.