Ir para o conteúdo

O chão na Arena da Amazônia tremeu na noite de sábado (28), quando os bumbás Garantido e Caprichoso subiram no palco montado no gramado – coberto por uma proteção –, na estreia do Arena Planeta Boi, um evento que, com certeza, vai ficar no calendário turístico de Estado. O evento organizado pela empresa Amazon Best foi apenas um aperitivo do que vai ser o Festival Folclórico de Parintins,  que há dois anos não se realiza devido aos tempos de trevas da pandemia. Talvez, por isso, aproximadamente 25 mil apaixonados pela festa do boi ocuparam o estádio para matar a saudade de uma das maiores festas país.

Com a apresentação de todos os itens do duelo dos bumbás, a festa registrou um atraso, mas o público estava tão feliz que sequer cobrou a demora. Por volta das 22h, o Caprichoso entrou no tablado, que contava também como uma longa passarela aproximando o torcedor dos artistas. Impecavelmente fantasiados,  o boi do saudoso e Arlindo Jr – o  lendário levantador de todas  morto em 2020 –, tingiu a noite de azul. Em se tratando de Caprichoso, houve surpresas como a entrada da cunhã-poranga Marciele Albuquerque , que literalmente aterrissou no palco via rapel.

O Garantido literalmente “incendiou “ a Arena  com a garra de seu apresentador Israel Paulain, a voz mágica de David Assayag e a fina ironia do amo João Paulo Faria, que voltou a alfinetar o amo do “contrário”, Prince do Boi. Aliás, esse festival de alfinetadas não deve ser levado a sério pelos torcedores, porque o “desafio” do improviso  – onde vale até xingar  a mãe do boi contrário de “dona vaca” –, faz parte da tradição da brincadeira.

O boi do coração Garantido voltou a apostar todas as suas fichas na garra, na  explosão de sua galera apaixonada e no encanto de suas toadas mais clássicas, como a aletrizante   “Os camisa-encarnadas”, que tem seu ponto alto no arrepiante refrão – “O chão vai tremer Quando a batucada encarnada chegar/ O mundo parou pra ver o meu boi-bumbá Garantido O eterno campeão”. Nesse momento, um olhar mais aguçado vai observar que tem gente enxugando as lagrimas ou apontando para o braço mostrando os pelos eriçados”. Chega a ser delirante.

Povos indígenas

Houve também um sutil protesto em defesa dos povos indígenas, tão maltratado nesses tempos negacionistas onde autorizar garimpo em terras indígenas está valendo. A toada ‘Pátria Indígena”, Mãos Vermelhas”, reivindica esse respeito aos povos da floresta.

Como a Amazon Best havia anunciado, o Arena Planeta Boi, entregou para  Manaus a magia de Parintins. Com uma mega-estrutura, organização e segurança. A partir de agora, a festa do boi ficou ainda mais democrática. Em tempos de inflação galopante e desemprego, aqueles que não têm condições financeira de  chegar à ilha da fantasia,  vão poder assistir uma prévia do que vai rolar no bumbódromo na última semana de junho. E quem vive essa noite mágica uma vez, nunca mais esquece.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes