Enquanto boa parte do público procurava abrigo, eles escolheram dançar. E dançaram com alma, sorriso no rosto e os pés batendo no ritmo da toada Perrecheologia, durante o ensaio do Garantido em Manaus, no sábado, 19/04. O momento foi registrado por Gabriele Soares e rodou o país pelas redes sociais.
A gravação foi postada por Gabriele no Tik Tok, que aparece ao lado dos amigos Ariadine e Elison. Os três se jogam na dança, encharcados, sorrindo, como se estivessem em Parintins no meio da arena. E, de certa forma, estavam mesmo. Foi o que ela contatou ao marioadolfo.com.
“Somos todos apaixonados pelo Boi Garantido. Estamos sempre brincando de evoluir pelos currais, nas festas em casa… No nosso grupo tem de tudo: Sinhá, Cunhã-Poranga, Levantador de toadas, até o tripa! A gente faz a nossa própria galera”, contou Gabriele, entre risos.
Amizade
A história da amizade também é digna de toada: Gabriele e Ariadine se conheceram no curral do Garantido no ano passado. Em junho, embarcaram juntas com mais três amigos rumo a Parintins, onde conheceram Elison. “Fizemos nossa própria festa dentro do barco. Desde então, não nos separamos mais", lembra.
❤️PARINTINS❤️
— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) April 21, 2025
O verdadeiro sentimento de brincar de boi é este: se molhar de sentimento até o mundo virar arena e sem se importar com nada.
*️⃣Falei com a dona do perfil que viralizou este vídeo e ela me contou quem são os personagens. https://t.co/ZzcFfVOy1F pic.twitter.com/6zdk9L93Bj
Para o trio, cada ensaio é uma celebração. E a próxima parada, claro, é o Festival de Parintins. “Já comprei minha passagem. Só falta a liberação do trabalho”, brinca Gabriele. “A Ariadine e o Elison também estão na expectativa. A gente já tá preparado pra encarar a fila tribal", completou.
A relação com o Garantido vem de berço: todos cresceram influenciados pela paixão das mães pelo boi vermelho e branco. Mas foi recentemente que o amor virou devoção. “Me tornei garantida de verdade em 2023, quando escutei a toada O-Baiá ecoar no depósito onde eu trabalhava. Aquilo mexeu comigo”, lembra Gabriele.
Ariadine se aprofundou em 2019, Elison no mesmo ano. Desde então, currais, ensaios e álbuns viraram compromisso. A brincadeira com a toada Perrecheologia, que aparece no vídeo, já era um ritual nos encontros do grupo. “Mas só nesse último curral é que a gente gravou”, revela.
Em tempos de redes sociais, polêmicas e disputas online, o vídeo dos três amigos lembra ao Brasil o que é — de verdade — brincar de boi: estar junto, sorrindo, suando, dançando, de alma lavada… mesmo que chova.
