O jornalista e escritor Cláudio Barboza lançará nesta quarta-feira (11) seu novo livro, intitulado Amazonino e Outras Histórias; 49 Anos de Jornalismo. O evento ocorrerá às 18h, na Biblioteca do ICBEU, no Centro de Manaus, e contará com uma noite de autógrafos com o autor. A matéria é do Portal Marcos Santos.
A obra, publicada pela Editora Atena, tem como tema principal as vivências de Cláudio Barboza ao longo de sua carreira jornalística, que completa 49 anos em 2024. Com um preço acessível a partir de R$ 40, todas as vendas do livro serão revertidas para o Projeto Aconchego, uma iniciativa que apoia mães em situação de risco, uma causa importante para o escritor.
Em seu livro, Barbosa narra diversas histórias e acontecimentos que marcaram sua trajetória, incluindo relatos de sua atuação nas redações de jornais, assessorias e projetos em que esteve envolvido. Entre os episódios mais marcantes, destaca-se a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), durante uma viagem a Cuba com o ex-governador Amazonino Mendes. Barboza, que acompanhava a viagem, relata com detalhes o processo que levou à fundação da universidade.
A versão digital do livro também está disponível para compra no site da Editora Atena, facilitando o acesso ao conteúdo para leitores de todo o Brasil.
Trajetória de Cláudio Barboza
Com uma carreira sólida e premiada, Cláudio Barboza é um dos nomes mais respeitados do jornalismo no Amazonas. Esta será a terceira obra publicada pelo autor, que já havia lançado os livros Olhos da Noite (uma coletânea de contos) e Amazônia, até Quando Uma Esperança, que reúne reportagens sobre a região.
Barboza também contribui com seus contos para a coletânea Contistas do Amazonas, lançada pela Editora Valer, que reúne nomes consagrados da literatura local, como Milton Hatoum, Erasmo Linhares e Márcio Souza.
Atualmente, além de ser CEO do Portal ÚNICO e chefe da comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Cláudio Barboza tem uma longa trajetória de serviços públicos e empresariais, tendo ocupado cargos como Secretário de Estado de Comunicação e Secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus, além de ser diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado.
Entre as muitas honrarias que recebeu ao longo de sua carreira, destaca-se o Prêmio Esso de Jornalismo, conquistado em duas edições, considerado um dos maiores reconhecimentos da profissão no Brasil. Além disso, ele foi agraciado com o Prêmio Suframa, o Prêmio Banco do Estado do Amazonas, entre outros.
Com 49 anos dedicados ao jornalismo, iniciados em 1978 no Jornal A Crítica, Cláudio Barboza se consolidou como uma das figuras mais influentes da comunicação amazonense, e seu livro oferece uma visão rica e detalhada de sua carreira e das histórias que marcaram sua jornada profissional.
O lançamento do livro promete ser um evento memorável para os amantes da literatura e do jornalismo, além de uma oportunidade para apoiar uma importante causa social.