A Sessão Plenária desta quarta-feira (14/06), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi marcada pela presença de representantes do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom). Os vereadores da Casa Legislativa receberam os profissionais do ensino público do município para ouvir as demandas e reivindicações da categoria.
“Nós abrimos a Cessão de Tempo para que eles pudessem explanar os problemas, a Comissão de Educação da Casa prontamente saiu com os professores para uma reunião no seio da comissão, para levar as propostas. Que a Câmara possa participar efetivamente buscando esse acordo entre a Prefeitura de Manaus e os professores que buscam melhorias nos seus salários. Nós estamos sempre ao lado da população”, afirmou o presidente da CMM, vereador Caio André (PSC).
O diretor da Asprom teve cinco minutos de fala na tribuna do plenário Adriano Jorge para falar em nome dos demais professores e pedagogos.
“Nós agradecemos muito a oportunidade de estarmos aqui hoje nesta tribuna. Nós, como representantes dos professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), viemos aqui falar sobre nossas angústias. Estamos em campanha salarial e com nossa data-base atrasada. Quero deixar claro que não somos intransigentes, radicais e que estamos abertos ao diálogo”, destacou Lambert Melo, diretor da Asprom.
Após o pronunciamento do representante do sindicato, os vereadores membros da Comissão de Educação da CMM convocaram uma reunião extraordinária para que os professores presentes na Casa fossem ouvidos e, posteriormente, suas reivindicações sejam repassadas e debatidas entre os vereadores e a Semed.
A categoria rejeitou a proposta da Semed de 4,5%, de reajuste salarial já que a categoria pleiteia 18% de aumento. Os trabalhadores também discordaram da correção de 9% no auxílio alimentação, e buscam 50%.
Uma nova reunião, com a presença da secretária de educação do município, Dulce Almeida, deve ser agendada, para que os professores e vereadores sejam ouvidos pela titular da pasta.
Reunião Ordinária
Além da reunião extraordinária com os professores, a manhã desta quarta-feira na CMM foi marcada pela Reunião Ordinária que aconteceu no Plenário Adriano Jorge, onde oito Projetos de Lei foram deliberados, 17 discutidos e destes, dois seguiram para a sanção do prefeito David Almeida.