Ir para o conteúdo

Comerciante é preso por reter cartões de indígenas no interior do AM

Na residência dele, foram apreendidos R$ 33 mil, celulares, diversos cartões, armas e cartuchos

Material apreendido - Foto: Divulgação/PC-AM

Antônio José Lino Carrigas V. Silva, de idade não identificada, foi preso por estelionato e apropriação indevida contra indígenas, nesta sexta-feira (17), no município de Ipixuna (a 367 quilômetros de Manaus). O indivíduo também é investigado por tráfico de drogas.

A prisão foi realizada por policiais civis da  67ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Ipixuna em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Conforme o delegado Antônio Lino, da 67ª DIP de Ipixuna, o Inquérito Policial (IP) se iniciou com a Polícia Federal (PF) em 2021 e, posteriormente, as investigações passaram a ser diligenciadas pela equipe policial da 67ª DIP.

“As investigações apontam que Antônio José, que é um comerciante do município, confiscava os cartões dos indígenas para garantir a ação de compra. As vítimas retiravam mercadorias do comércio do indivíduo sem pagar – prática chamada popularmente como ‘fiado’ – e, como garantia, tinham que deixar seus cartões bancários com senha com o homem”, explicou.

De acordo com o delegado, na residência do indivíduo, foi cumprido um mandado de busca e apreensão e foram apreendidos R$ 33 mil, dois celulares, diversos cartões de poupança e auxílios governamentais e armas variadas, inclusive de fabricação artesanal, e cartuchos.

“Antônio José também é investigado por envolvimento com o tráfico de drogas em Ipixuna. Além disso, cumprimos outros seis mandados de busca e apreensão nas casas de outros investigados, onde foram apreendidos computadores, celulares e extratos bancários”, disse.

Procedimentos
Antônio José Lino responderá por estelionato, posse de arma de fogo de uso restrito e comércio ilegal de arma de fogo. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes