Ir para o conteúdo

Corrida homenageia Anna Sol Faria e laudo confirma condição rara que causou morte em SP

Durante a homenagem, colegas de treino, treinadores e amigos próximos deram depoimentos sobre sua dedicação. Família divulgou o laudo

Prova aconteceu na manhã desta sexta no Parque do Ibirapuera, em São Paulo - Fotos: Acervo pessoal

Familiares, amigos e colegas de treino da advogada e corredora Anna Sol da Frota Barreto Faria, de 34 anos, realizaram na manhã desta sexta-feira (7), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, uma corrida em sua homenagem. O encontro teve como objetivo celebrar sua trajetória no esporte e esclarecer as circunstâncias de sua morte, ocorrida no último sábado (2), durante uma competição de rua.

Anna participava da etapa Santander Track&Field Run Series quando passou mal durante o percurso. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Durante o evento desta sexta-feira, foi apresentado à imprensa o laudo oficial do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que confirma que a causa da morte foi uma associação entre infarto do miocárdio, malformação coronariana e agressão aguda dos pulmões.

A malformação coronariana é uma condição congênita, que pode passar despercebida ao longo da vida e levar a eventos cardíacos súbitos, especialmente durante esforço físico intenso, como em provas de corrida. A família informou que Anna levava uma vida ativa e saudável, com treinos regulares e alimentação equilibrada.

Durante a homenagem, colegas de treino, treinadores e amigos próximos deram depoimentos sobre sua dedicação ao esporte e sua trajetória de vida. O encontro também teve o propósito de combater a disseminação de informações equivocadas que circularam nas redes sociais após o falecimento.

A cremação foi realizada na segunda-feira (4), no Crematório Vila Alpina, na capital paulista.

João Paulo

Durante a corrida-homenagem realizada no Parque do Ibirapuera, João Paulo Faria, irmão de Anna Sol e atual amo do Boi Garantido, gravou um vídeo agradecendo o apoio recebido e destacando a emoção do encontro. Ele disse que, no próxima semana será realizada uma missa em homenagem a ela.

“Bom dia a todos em Manaus, Parintins e em todos os lugares do país onde os amigos da minha irmã sentem sua falta todos os dias. Estamos aqui no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde acabamos de fazer uma linda homenagem para ela, coordenada pela EQ Performance, a equipe onde ela treinava. Corremos três quilômetros e todo mundo relembrou histórias, contou memórias, me incentivou na corrida. Estamos com muita saudade. Tenho tentado responder as mensagens carinhosas que recebo, mas tem sido difícil, porque cada mensagem traz uma nova lembrança dela.
Agradeço de coração a todos — ao pessoal do Garantido, do Caprichoso, todos que mandaram mensagens. Mesmo usando a camisa azul da equipe, todos fizeram questão de usar fitinhas vermelhas e brancas em homenagem à Anna Sol. Já prometeram que no próximo ano, na data dela, todos vão correr com camisas vermelhas e brancas.
Estamos nos esforçando para lidar com tudo isso. Na próxima semana, devemos realizar uma missa em Manaus, com a presença dos meus pais, para continuar essa homenagem.”

De Parintins

Anna Sol era natural do Amazonas e filha de Zezinho Faria, ex-presidente do Boi-Bumbá Garantido, irmã de João Paulo Faria, atual “amo” do boi, e sobrinha do saudoso Paulinho Faria, histórico apresentador da agremiação. Ela residia em São Paulo, onde exercia a advocacia e conciliava a profissão com a prática esportiva.

Morre Anna Sol Faria, filha de Zezinho Faria e irmã de João Paulo
O pai Zezinho Faria e a mãe Emília já foram para São Paulo, onde ela será cremada
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes