O levantador de toadas David Assayag, um dos nomes mais icônicos do Boi Garantido, reagiu neste domingo (30) aos comentários que questionaram a vitória do vermelho e branco no Festival de Parintins 2025. Em vídeo divulgado nas redes sociais enquanto comemorava com amigos, David afirmou que o festival não se resume apenas às alegorias.
“Venceu o melhor, o mais animado, o mais folclórico. Alegoria e luz não ganham festival. São 21 itens, Rossy, 21 itens, porra, tá maluco? Não fala besteira e não foge”, declarou, em tom enfático, durante a celebração com cerveja e drinks ao lado de torcedores e apoiadores do Garantido.
O discurso de David ocorre após uma onda de críticas que atingiu tanto sua performance no bumbódromo quanto o conjunto alegórico apresentado pelo boi encarnado neste ano. Durante as três noites de apresentação, David foi alvo de protestos de parte da torcida, que apontou falhas na execução de algumas toadas e erros de afinação.
Alegorias
As alegorias do Garantido também sofreram questionamentos de torcedores de ambos os bois, que destacaram problemas de acabamento e criatividade abaixo do esperado em determinados momentos do festival.
Ainda assim, o Garantido garantiu o 33º título com o tema “Segredos do Coração Encarnado”, apostando no carisma popular e na força de seus itens individuais, argumento reforçado por David no vídeo divulgado.
“É o seguinte, venceu o melhor”, repetiu o levantador, encerrando a gravação com versos improvisados: “Pode remar, remar, remar, remar. Baila, vai me alcançar. Cocraio, sai pra lá”, num recado direto aos críticos.