Ir para o conteúdo

David cresce e Alberto Neto despenca na nova pesquisa IPEN para prefeito de Manaus

Pesquisa traz três blocos: David e Amom na ponta; Alberto Neto, Cidade e Marcelo Ramos no segundo pelotão; e Maria do Carmo, Wilker e Gilberto fechando

Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN)

A terceira rodada de pesquisas do Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN) para Prefeitura de Manaus mostra que David Almeida (Avante) teve crescimento em relação ao último levantamento (maio), enquanto Alberto Neto (PL) despencou vertiginosamente nos números. Amom Mandel (Cidadania) se manteve em segundo lugar, mas também com perda acumulada no período.

O IPEN firmou parceria com o Portal do Mário Adolfo, BNC Amazonas, Amazonas Atual,Portal ÚNICO, Portal do Marcos Santos,  e Blog do Hiel Levy para fazer a pesquisa. Esta é a terceira da série para este eleição, que terá novas rodadas de coleta até a eleição, em outubro.

Os dados de primeiro turno

De acordo com os dados do IPEN, David Almeida aparece na ponta, com 35,9% da prefereência do eleitorado. Logo atrás vem Amom Mandel, com 23,8%. Roberto Cidade (UB) tem 9,3% e Capitão Alberto Neto (PL), neste levantamento, bate 6,1%. Marcelo Ramos (PT) fica com 5,2%; Maria do Carmo Seffair, 3,3%; Wilker Barreto, 1,3% e Gilberto Vasconcelos segura a lanterna, com 0,5%.

No segundo turno, David Almeida vence todos os concorrentes. Neste momento, Amom Mandel seria o rival do atual prefeito, que tenta a reeleição. Mas, de acordo com as entrevista coletadas pelo IPEN, o deputado federal perde para David por 46% a 39,5%.

Comparação e análise

A comparação com a pesquisa anterior mostra que David Almeida teve um grande crescimento, talvez por ter intensificado a presença na rua e com a grande quantidade de eventos e inaugurações que tem protagonizado. Ele tinha 30,5% em maio e agora chegou a 35,9%.

Amom Mandel, que vem sendo muito criticado na internet por todos os candidatos que aparecem abaixo dele, foi desgastado e teve uma perda de 3,7% em relação ao levantamento passado e saiu de 27,5% para 23,8%.

Alberto Neto, que chegou a pensar em perseguir Amom e se confiava muito na vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro a Manaus, teve uma queda vertiginosa. Perdeu quase 5% em relação à pesquisa anterior e saiu de 10,9% para 6,1%.

Já Roberto Cidade aparece com um ligeiro crescimento, saindo de 8,7% para 9,3%. Vale lembrar que Cidade é presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM) e tem feito reuniões nos bairros praticamente a semana inteira.

Marcelo Ramos (PT), embora tenha movimentando bastante as redes sociais e polemizado com Amom, manteve-se estável, com 5,2%.

Wilker saiu de 2,6% para 1,3% e Maria do Carmo cresceu de 2,2% para 3,3%.

Pesquisa traz três blocos: David e Amom na ponta; Alberto Neto, Cidade e Marcelo Ramos no segundo pelotão; e Maria do Carmo, Wilker e Gilberto fechando

Dados da pesquisa

A pesquisa foi feita com amostragem de 1.000 entrevistas entre os dias 10 e 19 de junho. Tem a margem de erro de 3,09% para mais ou menos e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08938/2024.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes