O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou, nesta quinta-feira (1), operação de fiscalização nos veículos que operam no sistema de transporte alternativo e executivo em Manaus. Durante a operação, que começou às 4h da madrugada desta quinta-feira e se estendeu até às 9h, 72 veículos foram retidos, sendo 43 motos, 12 carros e 17 micro-ônibus.
O número de autuações chegou a 285. Entre as infrações constatadas durante as abordagens dos agentes, principalmente nos veículos que realizam transporte alternativo e executivo, destaca-se o mau estado de conservação, com pára-brisas trincados, pneus carecas. Além disso, foram abordados motoristas dirigindo sem habilitação na categoria D, que é exigido pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) para o exercício da atividade de transporte coletivo e ainda veículos com o lacre de segurança da placa rompido. Um motorista que conduzia um carro modelo Fiesta foi autuado por embriaguez ao volante.
No total, 412 veículos que prestam esse tipo serviço na capital foram inspecionados pelos agentes que estavam com barreiras montadas nas avenidas Autaz Mirim, Itaúba e rua Hilário Gurjão (rua do Fuxico), na zona leste, e na avenida Camapuã, na zona norte.
Na operação de fiscalização do transporte alternativo, os agentes do Detran-AM contaram com o apoio dos policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.