Desde a terça-feira (20/07), a entrega física da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no sistema drive-thru, na sede antiga do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), foi suspensa. A baixa procura pelo serviço motivou a decisão. Com o encerramento da modalidade, o Detran Amazonas acabou ampliando as vagas para entrega do documento tanto na sede quanto nos Postos Descentralizados (PADs).
A entrega da CNH por meio do drive-trhu começou em março deste ano, para dar vazão a mais de 19 mil habilitações represadas no órgão por causa da suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19.
O drive-thru chegou a disponibilizar mais de 250 vagas por dia nos primeiros meses. Com a normalização dos atendimentos, as pessoas deixaram de procurar o agendamento deste serviço ao ponto de, nos primeiros 15 dias de julho, quase nenhuma das mais de 120 vagas colocadas à disposição do usuário ser preenchida.
“Nesses quatro meses de drive-thru nós ofertamos 22.786 vagas para os usuários receberem suas CNHs. Com a volta da entrega nos nossos Postos Descentralizados, essa procura caiu. Por isso, resolvemos suspender o serviço e colocar a mão de obra alocada para isso nos atendimentos nos nossos postos”, explicou Amurinê Tomaz, diretor técnico do Detran Amazonas.
Nesses quatro meses, 21.239 carteiras de habilitação foram entregues no sistema drive-thru.