O DEM de Pauderney Avelino está no comando do Congresso Nacional. A vitória de David Alcolumbre (DEM-AP) fortaleceu o partido, juntamente com a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-AM).
“Os dois presidentes ainda quando candidatos assumiram compromissos com a defesa da Zona Franca. Rodrigo já demonstrou na prática este compromisso”, disse Avelino.
O ex-deputado pode estar certo. Em vídeo divulgado nas redes sociais do senador Omar Aziz (PSD), Alcolumbre jura de pés juntos que está comprometido com o Amazonas.
Eu prometo
No vídeo, o presidente que deu rasteira em Renan Calheiros (MDB), garante que enquanto ele estiver na cadeira da presidência, a Zona Franca estará blindada.
X
“Agora eleito presidente do Senado Federal, quero me comprometer com o Estado do Amazonas. A Zona Franca é prioridade. É uma pauta do presidente do Senado”, prometeu Alcolumbre.
Deixa comigo
Para que ninguém tenha dúvidas quanto a isso, o senador frisou bem.
Tenha todas as garantias que, enquanto eu estiver na presidência do Senado, a ZFM será respeitada pelos poderes.
Pé no governo
Pauderney disse ao Contexto que nunca foi convidado a assumir a Zona Franca de Manaus. Foi, sim, convidado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) a assumir um cargo no governo federal.
“Ainda estamos em fase de diálogo.”
1X0 pra gente!
Para o senador Plínio Valério (PSDB), a Zona Franca de Manaus ainda não está protegida, mas ganhou um grande aliado.
X
“Protegida, não, mas ganhamos um grande aliado. E isso pode nos render bons frutos, pois ele, por ser da região, conhece os nossos problemas.”
Grupo Escolar Senado
O senador Omar Aziz (PSD) comparou a sessão do senado de sexta-feira, para escolher o novo presidente, a uma “reunião de grêmio estudantil”.
“Infelizmente, o processo acirrado de perda de poder de alguns, geralmente as pessoas extrapolam.”
A ira dos caciques
Com a vitória de Alcolombre, o governo terá agora um aliado de primeira hora na presidência do Senado. Porém, deve enfrentar a ira de caciques históricos do MDB, que sempre comandaram a Casa — e suas principais comissões —, agora derrotados.
Mal na foto
Eduardo Braga (AM) decidiu ser fiel a Renan e saiu chamuscado do processo. Considerado um desses caciques do MDB, ele, Jader Barbalho (PA) e Renan não votaram, além de Maria do Carmo (DEM-SE). E ficaram mal na foto.
Mistério
O conteúdo da mensagem governamental, que será lida por Wilson Lima (PSC) nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é uma incógnita.
X
DITO&FEITO tentou ter acesso às informações, mas ouviu um não contundente da Secretaria de Comunicação do Estado.
Decifrando
Por mais que haja mistério, é inevitável que Lima aborda a crise na saúde, as ações sobre segurança pública e educação. Outro ponto é demonstrar a real situação das contas do Estado.
Mamãe eu quero
O vereador de Manaus, Chico Preto (PMN) declarou que pretende fazer parte da Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CJJR), da Câmara Municipal de Manaus.
X
A avaliação do parlamentar, é que seu conhecimento jurídico pode contribuir com a qualificação dos despachos da CJJR.
O que é?
A CCJR tem a finalidade de discutir e analisar as proposituras, priorizando as de relevância, alcance e impacto social, opinando sobre o aspecto constitucional, legal e jurídico, de redação e técnica legislativa.
X
Essa, sem dúvidas, é uma das comissões mais visadas e importantes de qualquer parlamento.
Comissões indefinidas
Segundo o presidente do legislativo municipal, Joelson Silva (PSDB), a escolha dos presidentes e membros titulares das comissões permanentes da CMM serão definidos a partir da próxima segunda-feira (11).
Identificação
A definição dos membros, segundo Joelson levará em consideração a coerência e a identificação de cada vereador com suas respectivas áreas de atuação.
Tchau Kombi!
O agora deputado federal José Ricardo (PT), que quando era deputado estadual fazia suas reuniões nas praças da cidade e utilizava uma Kombi para conversar com a população, agora mudou de palanque.
Zé do auditório
No próximo sábado, ele fará um evento no auditório da UEA, na Djalma Batista, para ouvir sugestões e propostas dos amazonenses para compor as ações de seu mandato em Brasília.
X
O “mandato participativo” – como foi batizado o encontro – será às 9h.
EM ALTA
Na hora da crise é que percebemos o coração solidário do povo brasileiro. 35 voluntários estão dando exemplo em Brumadinho. Eles estão lavando e passando os uniformes dos bombeiros que chegam cheios de lama todo dia, depois das operações de busca. Eles compraram 14 máquinas de lavar e passar com dinheiro de doações que abastecem um fundo humanitário das 1,2 mil igrejas batistas que participam da boa ação.
EM BAIXA
Para o vexame do Senado federal, durante a0 sessão que elegeu o novo presidente da Casa. Teve cenas deprimentes como o momento em que a primeira tentativa de escolher o presidente acabou sendo anulada porque foram contados 82 cédulas para 81 senadores. Alguém votou duas vezes. As cédulas foram rasgadas e uma nova rodada de votação começou. Vergonha!