Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Amazonas deve pular de 8 para 10 deputados federais

Está na pauta do plenário do Senado um pedido de urgência para o projeto que altera a representação por Estado na Câmara dos Deputados para as próximas eleições. Se o projeto for aprovado, alguns Estados perderão cadeiras, outros ganharão e outros terão o mesmo número. A alteração foi proposta de acordo com as mudanças populacionais nos Estados registradas desde as últimas Eleições, em 2014, com base na atualização populacional feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2015. Ganharão duas cadeiras os Estados de Minas Gerais (de 53 para 55) e Amazonas (de 8 para 10 vagas) e terão uma vaga a mais os Estados da Bahia (de 39 para 40), Ceará (de 22 para 23), Santa Catarina (de 16 para 17) e Rio Grande do Norte (de 8 para 9).

Mantém os 513

O projeto mantém o número de deputados em 513, mas muda a distribuição quantitativa das bancadas.

Pará ganha

Se o projeto for aprovado, o Estado que irá ganhar mais cadeiras é o Pará, com quatro a mais, passando das atuais 17 para 21.

Rio perde

Já o Estado que vai perder mais vagas é o Rio de Janeiro, passando das atuais 46 cadeiras para 43.

Amor ao cinema

O canal curta exibiu na quarta-feira à noite, o documentário  Tudo por Amor ao Cinema, de Aurélio Michiles. Com depoimento dos amazonenses Márcio Souza e Joaquim Marinho, o filme é comovente. Narra a trajetória de Cosme Alves Netto (1937-1996), se confunde com a história da luta pela preservação da memória cinematográfica brasileira.

De Manaus para o Rio

Amazonense de família abastada que foi para o Rio de Janeiro ainda jovem, Cosme foi perseguido, preso e torturado pela ditadura. Fez do cinema a história de sua vida, tornando-se um dos personagens mais importantes da História do Cinema Brasileiro.

Anos de chumbo

Diretor da cinemateca da MAM-RJ, a única atividade “subversiva” de Cosme era a de  preservar filmes e a habilidade para incentivar cineastas que tiveram obras censuradas pelo regime.

Acredite se quiser

Jaildo dos Rodoviários (PCdoB) elogiando a Prefeitura de Arthur Virgílio (PSDB), verdade ou mentira? Verdade. Para surpresa de muitos, o vereador agradeceu à Prefeitura de Manaus por ter realizado a troca de iluminação pública para lâmpadas de LED no bairro Compensa I.

Pedra no sapato

— Agradeço e parabenizo o compromisso. As ruas estão bem iluminadas e acessíveis evitando a ação de criminosos que ali praticam assalto -, disse Jaildo, que sempre foi uma pedra no sapato do prefeito.

Embolou o meio campo

Com a saída de dois deputados e o retorno de David Almeida (PROS), embolou o meio campo na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB) foi eleito vice-governador  e Sidney Leite (PROS) se licenciou para assumir a Casa Civil do Governo do Estado, desfalcando as comissões.

Fraxe retorna

O deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) suspendeu sua participação nas Comissões da Aleam quando assumiu a presidência no lugar de David Almeida (PSD). Porém, com o retorno de David, Fraxe volta a compor as comissões das quais fazia parte antes de assumir interinamente a presidência.

Supercarga

O deputado estadual Mário Bastos (PSD) assume a vaga de Bosco Saraiva como presidente da na Comissão de Cultura e como membro das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável.

Ufa!

O Parlamentar também vai responder pela pasta de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação e Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso.

Herança de Leite

Empossado deputado estadual no último dia 5 de outubro, após a saída de Sidney Leite, Donmarques Mendonça assume a vaga do deputado Sidney Leite na Comissão de Educação, além de responder pelas pastas de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Sexta enforcada

Em razão do Feriado Nacional do Dia 12 de Outubro, data em que também se louva Nossa Senhora Aparecida, a Câmara Municipal decidiu enforcar a sexta-feira. De acordo com a Casa, como a sexta-feira (13) seria o dia subsequente ao feriado, a Câmara esticou o feriadão.

Até segunda-feira

A explicação até que faz sentido. A Câmara garante que, com isso, vai conter despesas com bens e serviços, representando uma economia significativa para o cofre publico municipal. A Câmara retoma suas atividades na próxima segunda-feira (16).

Encolhi a festa

Uma época que o boi Manaus, a festa que celebra o aniversário de Manaus, não dava no sambódromo. O púbico chegava a 450 mil pessoas. Este ano, será realizada Anfiteatro da Ponta Negra, Zona Oeste. O desabafo é de Serafim Corrêa.

Quem diria…

“É ridículo o que fizeram com essa festa. Espero que no ano que vem ela não seja transferida para o  CSU (Centro Social Urbano) do Parque Dez de Novembro”, disse.

EM ALTA

Para  o ranking dos países mais seguros do mundo, que coloca Islândia como o  país mais seguro da Terra, de acordo com o Global Peace Index 2017. Coincidência ou não, o país é justamente o que conseguiu conter as drogas entre seus jovens. O Brasil, com seus escândalos, instabilidade política e social, caiu 3 posições e foi para o 108º lugar.

EM BAIXA

Para o estudo publicado nesta terça-feira na revista científica The Lancet, apontando que  a taxa global de obesidade em crianças disparou em 41 anos. Sem uma mudança de hábitos, em menos de uma década a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças no Brasil, de acordo com um alerta divulgado pela Federação Mundial de Obesidade.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes