Ir para o conteúdo

Dito & Feito - APAGÃO EM MANAUS – O colapso está para acontecer

Omar Aziz classificou o sistema da capital amazonense como obsoleto e criticou a falta de extensão da rede e baixo investimento em melhorias.

Charge de Mário Adolfo.

Não será por falta de aviso. Num futuro bem próximo a  cidade de Manaus pode ter um colapso na energia elétrica devido a problemas de distribuição. Quem avisa é o  senador Omar Aziz (PSD/AM) que, na tribuna do Senado, classificou o sistema da capital amazonense como obsoleto e criticou a falta de extensão da rede e baixo investimento em melhorias.

— E hoje eu faço essa cobrança aqui ao Ministério das Minas e Energias, ao ministro Alexandre Silveira (PSD), em relação ao que está acontecendo na nossa cidade. Eu não estou falando em geração, nós municípios que são geradores independentes, mas na cidade de Manaus o colapso está para acontecer –, cobrou.

De quem e a culpa?

Sem papas na língua, apesar de ser aliado do governo Lula, Omar meteu o dedo na ferida. Ele disse que a falta de energia se dá sem explicação e que investimentos previstos não ocorreram.

*

O senador dá nome aos bois ao acusar que tanto o

Ministério das Minas e Energia (MME quanto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não estão nem aí.

— Estão passivos em relação ao problema, que requer providências urgentes.

Usina de problemas

A cidade de Manaus é abastecida pela Amazonas Energia, empresa que está no centro de um impasse relacionado à venda pela Eletrobras em 2018, e com um longo histórico de problemas financeiros e operacionais, como a inadimplência, por exemplo.

Irmãos Batista na parada

Em junho, o governo editou a medida provisória 1232/2024, que viabiliza a transferência.

A MP foi publicada na mesma semana em que a Âmbar Energia, do grupo J&F, fechou acordo para compra do parque de térmicas a gás natural da Eletrobras, num total de 1,8 GW de capacidade instalada.

*

A edição da MP gerou reação da oposição, que se mobilizou para tentar abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar se houve beneficiamento do grupo J&F.

Âmbar assumiria o rombo

Pelos termos da operação, os riscos de inadimplência da Amazonas Energia, que compra parte da energia do portfólio, serão assumidos pela Âmbar.

A depender de um acordo com a distribuidora, as térmicas poderão ter seus contratos de comercialização prorrogados até 2030.

Porta-voz do Lula

O  candidato do PT a prefeito de Manaus,  Marcelo Ramos, promete ser o porta voz do presidente quando o quesito é lembrar das obras feitas por Lula em terras manauaras.

Só fez o bem

Candidato escolhido por Lula, Marcelo avalia que o alinhamento entre a prefeitura e o governo federal é fundamental para o futuro da capital do Amazonas.

*

—  É um presidente que só fez o bem para a nossa cidade –, diz o petista, lembrando que todas as obras de infraestrutura física e social que existem em Manaus são legado dos governos do presidente Lula.

Santinhos recicláveis

Amom Mandel (Cidadania) ainda nem se elegeu e já tem em mente uma proposta para manter a cidade limpa.

O candidato a prefeito de Manaus pelo Cidadania disse que vai produzir seus santinhos reciclando os santinhos que são descartados nas suas por seus adversários.

Lixo eleitoral

A ideia do candidato é mobilizar seus eleitores para uma campanha eleitoral sustentável.

Para isso um de seus comitês vai ser preparado para receber o lixo eleitoral.

*

—  Em respeito ao meio ambiente, parte dos santinhos utilizados na nossa campanha será feita através da reciclagem do lixo que os cabos eleitorais dos nossos adversários jogam na rua ם, revelou Mandel.

Temperatura alta

A campanha começa a esquentar. O termômetro pode ser medido por onda de ataques e bate boca via redes sociais. Mas também tem movimentação ao vivo.

*

Foi o caso da manifestação contra o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na noite desta sexta-feira (23), em um trecho do viaduto Josué Cláudio de Souza, no Boulevard.

Buraco, lixo e política

O motivo do protesto é o de sempre. Buracos, esgotos entupidos por lixo  e queixas de que a área “não recebe infraestrutura pois a prefeitura é omissa”.

Mas também tem política no meio, não é?

Perguntar não ofende

Para onde foram os 3% de intenções de votos que a reitora Maria do Carmo Seffair tinha e que não foram transferidos para a candidatura do bolsonarista Alberto Neto (PL), de quem ela virou vice?

Prudência e canja de galinha...

Em meio ao movimento de direita que pede o impeachment do Ministro Alexandre de Moraes, o Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), afirma que é preciso ter “prudência” e esperar por “materialização”.

...Não fazem  mal a ninguém!

Pacheco ressaltou que não pode aceitar o pedido de impeachment contra Moraes com base apenas em uma reportagem jornalística.

— Quanto o significado do jurídico desses fatos é preciso que sejam materializados e que sejam reunidos.

*

Para o presidente do Senado é muito difícil, a partir da leitura de uma matéria de jornal, ter aferição exata do que isso representa e se há repercussão jurídica para um processo em termos de nulidade de prova ou não –, comentou.

ÚLTIMA HORA

VENDA DE SENTENÇAS – Presidente do Tribunal de Justiça de Tocantins e juízes são investigados. PF prende dois

Vergonha: Polícia Federal no Tribunal de Tocantins

Desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) foram alvos de operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (23) para um suposto esquema de venda de sentenças e lavagem das propinas.

Parentes de magistrados, advogados, empresários e procuradores do Estado e chefes de órgãos públicos do Executivo também são alvos de buscas. Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva.

As ordens foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O relator do caso é o ministro João Otávio de Noronha. Ele também ordenou medidas cautelares como o sequestro e a indisponibilidade de bens, direitos e valores dos envolvidos.

*

Um dos presos é Thales André Pereira Maia, filho do desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ex-presidente do TJTO. O outro preso é o advogado Thiago Sulino de Castro, ligado ao gabinete de uma desembargadora. As defesas de ambos disseram que não se manifestariam neste momento.

ORGULHO

A atriz Bruna Marquezine está dando um exemplo de humanismo e generosidade. Ela decidiu vender as próprias roupas para ajudar crianças refugiadas. São 210 peças que ela escolheu com muito carinho. Os preços das roupas variam de R$ 65 a R$ 6.610. A atriz organizou tudo junto com o pessoal do brechó premium TROC e os fundos vão para o Instituto IKMR. Em uma entrevista, a atriz compartilhou o impacto que conhecer essas crianças teve em sua vida.

— Essa é a minha causa neste mundo. Quando conheci as crianças, foi uma conexão que não dá para explicar. Foi muito impactante e, desde então, eu me vi muito envolvida – disse.

VERGONHA

O filho ‘02’ do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vereador Carlos (PL-RJ) afirmou que vai processar o candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), por crimes contra a honra. A denúncia foi anunciada nas redes sociais do parlamentar nesta sexta-feira (23) e surge após o postulante o chamar de “retardado mental” e “estúpido”. As informações são da coluna Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

— Acionarei a Justiça através de meu advogado, Antônio Carlos, devido a crimes contra minha honra, injúria e difamação cometidos por Pablo Marçal e também para provar as inverdades ditas em recentes oportunidades –, disse o chefão do escritório do crime.

OUTRAS PALAVRAS


“E POR ISSO, MEU AMIGO, JAMAIS SE DESESPERE EM MEIO ÀS SOMBRIAS AFLIÇÕES DA VIDA, POIS É DAS NUVENS MAIS ESCURAS E PESADAS QUE CAI A ÁGUA MAIS LIMPA E FÉRTIL”. (Miguel Falabella)
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes