Ir para o conteúdo

Dito & Feito: CADÊ O RIO QUE ESTAVA AQUI?

Seca avança e em breve será impossível navegar na região do Alto Solimões

Charge de Mário Adolfo

As águas do rio Solimões vêm baixando rapidamente em razão da seca que atinge toda a região Amazônica. Se não houver uma drenagem em curto espaço de tempo, nos próximos dias será quase impossível navegar na região.

O alerta é do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), que esteve esta semana em várias comunidades nos municípios de Benjamin Constant e Tabatinga, na região do Alto Solimões, onde constatou que a situação é grave.

Sidney relatou a dificuldade para navegar no rio, o que vem isolando a população rural e os indígenas, além de prejudicar o transporte de mercadorias.

— O Solimões está descendo cerca de 25 a 30 cm por dia. Logo, logo até as pequenas embarcações vão ficar impedidas de utilizar esse trajeto, pois terão que  fazer uma volta muito longa –, alertou o deputado.

Drenagem já!

Sidney Leite postou um vídeo falando da necessidade de acelerar as licitações pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

*

— Nós vamos comunicar à Defesa Civil, que é preciso celeridade nas providências, bem como cobrar do DNIT que avance no processo de licitação, para o início da dragagem, não só nesse trecho, mas no trecho até Coari/Codajás –, cobrou o parlamentar do Amazonas.

Comitê de Mulheres

Marcelo Ramos com Any Moura: campanha tem Comitê de Mulheres

O candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT)  deu mais um passo para cumprir o que prometeu durante a convenção: em sua administração na prefeitura de Manaus: 50% do secretariado será formado por mulheres.

*

Neste terça-feira (13) ele anunciou a criação de um Comitê de Mulheres para construção de políticas públicas destinadas a elas.

Ele e elas

As demandas e o protagonismo feminino estiveram em debate durante reunião realizada por Marcelo na noite de terça-feira (13/8) com lideranças femininas que integram os partidos da coligação PT, PDT ,PCdoB,  PV, Solidariedade  e Psol.

*

O encaminhamento final foi a criação de um Comitê de Mulheres para reunir propostas que serão apresentadas por elas para inclusão no Plano de Governo 2025-2028.

Amom apela pra Moisés

O candidato do Cidadania a prefeito de Manaus continua criticando os corruptos que se locupletam às custas dos cofres públicos.

Em sua páginas nas redes sociais ele recorreu às tábuas de a Moisés para atacar os “pecadores”. questionou:

— Você concorda que o 7º mandamento “não roubarás” está sendo ignorado por muitos na política de Manaus?

Comigo não

Em seguida, o próprio Amom responde diz3ndo que não faz parte desse time:

— Mas não por mim. Meu compromisso é firme contra a corrupção!

Cumprir a lei é crime?

Sabe qual é o único crime do ministro Alexandre de Moraes? Cumprir o seu dever.

Ao menos é isso que pensa o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que nesta quarta-feira (14), saiu em defesa do colega durante evento sobre a regulamentação das redes sociais.

Dino em defesa

Xandão foi acusado em matéria da Folha de S.Paulo de ter ordenado de forma não oficial a produção de relatórios pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para “pegar” Eduardo Bolsonaro”.

—  Neste momento, ele [Moraes] é acusado de um crime gravíssimo. Ou seja, cumpriu o seu dever.

Poder de polícia

Dino disse ainda que certos parâmetros de organização do mundo, aquele que cumpre o seu dever é atacado e nós estamos diante da inusitada situação em que se questiona o exercício de ofício do poder de polícia do TSE –, disse Dino.

Moraes se defende

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes se pronunciou sobre as acusações pela primeira vez nesta quarta-feira (14).

Moraes disse que seria esquizofrênico, como presidente do TSE, se auto-oficiar, mas “como presidente, tenho poder de polícia e posso, pela lei, determinar a feitura dos relatórios".

*

— No curso desses inquéritos e petições, várias vezes surgia que aqueles investigados estavam reiterando condutas ilícitas. Quais condutas? Basicamente incitação ao golpe de Estado, discurso de ódio, ameaças de morte", afirmou o magistrado.

Barulho por nada

Já o advogado e jurista Lenio Streck afirma que Moraes não cometeu irregularidades e também destacou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem poder de polícia.

— Há muito barulho por nada! –, disse ele em relação à matéria publicada pela Folha.

Perguntar não ofende

Agora, sinceramente, depois de tudo que Eduardo Bolsonaro (e seu maninhos) aprontaram quando o pai estava no poder, ainda precisa inventar alguma coisa sobre eles?

Ninguém sabe...

Alvo de operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (14/8), em Brasília, o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio é considerado foragido da Justiça, desde 2022, quando ele teve a prisão decretada no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos.

... Ninguém viu!

Nesta quarta, a PF se dirigiu à casa da esposa dele, Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, localizada no Lago Sul. Os policiais federais estavam em duas viaturas descaracterizadas, com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal e do Conselho Tutelar.

Interpol nele!

De acordo com o Metrópolis, as últimas informações dão conta de que ele estaria vivendo na Espanha, onde pediu proteção internacional.

*

Em julho do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a PF incluísse o nome dele na lista de procurados pela Interpol.

ÚLTIMA HORA

“Minha Casa Minha Vida” é lançado em Manaus, mas ninguém cita no nome do presidente Lula

Baga e David Almeida: 800 casas do 'Minha Casa, Minha Vida', programa do governo Lula

Ao lado do senador Eduardo Braga (MDB), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), assinou segunda-feira (12), o contrato na Caixa Econômica Federal para construção de 960 unidades habitacionais pelo “Minha Casa, Minha Vida”. O programa do Governo Federal deve contemplar ao todo cinco mil moradias, beneficiando 20 mil pessoas, em Manaus.

Como de costume nem  David e nem Eduardo sequer citaram o nome do presidente  Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo é responsável pelo programa lançado em seu primeiro mandato. Veja o que Davi declarou:

— A gente fica muito feliz de poder estar à frente desse programa, de poder diminuir o índice da questão habitacional, na cidade de Manaus. É um vazio muito grande de moradias, e a gente vai com essas ações, diminuindo esse déficit, e acima de tudo melhorando a qualidade de vida da população da cidade de Manaus.

*

David disse ainda que “é com muita alegria que a gente celebra a assinatura dessas 960 primeiras moradias, já para os próximos dias, dando a ordem de serviço no local da construção dessas novas moradias –, afirmou, 3m citar Lula.

Já o senador Eduardo Braga, idem:

—  É só o começo! Para mim, é um momento de muita felicidade poder entregar novas moradias ao povo amazonense , disse o senador.

ORGULHO


Lá no céu Quino deve estar feliz. Mafalda, a garotinha famosa do cartunista argentino  vai virar série na Netflix. E a queridinha das HQ,  esperta e cheia de opinião, sucesso desde os anos 1960 no mundo, deve dar o que falar porque é mais atual do que nunca, com críticas aos rumos da humanidade, aos chatos de plantão e à sopa, claro.

Mafalda foi criada ma década de 60 por Joaquim Salvador Lavado Tejón (Quino), para atender na época a uma empresa de eletrodomésticos. E se tornou conhecida por suas posições críticas, o humor ácido e por usar palavras difíceis. A adaptação do HQ  vai contar com a direção e a produção de Juan José Campanella, vencedor de um Oscar dois prêmios Emmy, e já está em fase de pré-produção.

VERGONHA

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (14) a Operação 18 Minutos, com o objetivo de investigar uma organização criminosa suspeita de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no Tribunal de Justiça do Maranhão.

“A organização criminosa é suspeita de atuar na manipulação de processos do Tribunal de Justiça do Maranhão com o intuito de obter vantagem financeira. São investigados os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro”, destacou a PF. Em nota, a corporação informou que cumpre 55 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo 53 no Maranhão, um no Pará e um no Rio de Janeiro. Também são cumpridas outras medidas cautelares, incluindo afastamento de cargos públicos, sequestro e indisponibilidade de bens, monitoramento eletrônico e proibição de acesso e frequência ao Tribunal de Justiça do Maranhão.

OUTRAS PALAVRAS

“HÁ MUROS QUE SÓ A PACIÊNCIA DERRUBA. HÁ MUROS QUE SÓ O CARINHO CONSTRÓI”, Cora Coralina
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes