Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Indígenas se elegem prefeito em sete municípios

Na Região Norte, se elegeram Egmar Curubinha (PT), da etnia tariana, em São Gabriel da Cachoeira (AM); Dr. Raposo (PP), da etnia makuxí, em Normandia (RR); e Tuxaua Benísio (Rede), também da etnia makuxí, em Uiramutã (RR).

Charge de Mário Adolfo

Candidatos que se declararam de etnias indígenas foram eleitos prefeitos de sete municípios brasileiros no primeiro turno das eleições municipais, realizado no último domingo (6).

Na Região Norte, se elegeram Egmar Curubinha (PT), da etnia tariana, em São Gabriel da Cachoeira (AM); Dr. Raposo (PP), da etnia makuxí, em Normandia (RR); e Tuxaua Benísio (Rede), também da etnia makuxí, em Uiramutã (RR).

As cidades mineiras de São João das Missões e Manga também elegeram prefeitos indígenas, ambos da etnia xacriabá. Na primeira, Jair Xakriabá (Republicanos) foi eleito, enquanto na segunda a vitória foi de Anastácio Guedes (PT).

Mulher indígena

Em Marcação, na Paraíba, foi eleita a única prefeita indígena, a candidata Ninha (PSD), da etnia potiguar.

Já em Pesqueira, Pernambuco, venceu o Cacique Marcos (Republicanos), da etnia xucuru.

214 vereadores

Os dados do sistema do Tribunal Superior Eleitoral também mostram que 214 indígenas se elegeram vereadores no pleito, sendo 180 homens e 34 mulheres.

Ele odeia o Lula

Alguém, te que avisar ao candidato Alberto Neto (PL), que disputará, o 2º turno das eleições, que o adversário dele é o prefeito David Almeida (Avante) e não o presidente Lula.

*

Vire e mexe, o capitão de extrema-direita ataca o preside te.

E o que é pior, sem o mínimo de respeito.

Só não vale cadeirada

Pelo Andar da carruagem, a campanha de 2º parece que vai pegar fogo.

É o que ficou visível nos primeiros programas eleitorais, quando o prefeito David Almeida detonou Albert, dizendo que o bolsonarista foi investigado por extorsão de R$ 5 mil de um motorista de Ube,

Corra que a polícia vem aí

David disse mais.

Segundo ele, quando andava nas ruas fazendo patrulha pelas ruas de Manaus, no tempo da pandemia, Alberto Neto pegava pesado.

Cegou a  prender um trabalhador honesto que foi tratado como ladrão.

Horário de verão vem aí

O governo do Brasil está considerando a possibilidade de retomar o horário de verão, uma prática que foi suspensa em 2019.

A decisão precisa ser tomada rapidamente, pois a legislação determina prazos específicos para sua implementação.

*

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que a adoção do horário de verão só ocorrerá se for considerada “imprescindível”.

Ministro tem pressa

O ministro destacou que a decisão deve ser feita ainda nesta semana, caso se opte por retomar o horário de verão, pois os meses de novembro até meados de dezembro são os mais beneficiados pela mudança.

PDT pede neutralidade

O deputado federal André Figueiredo, presidente nacional interino do PDT, defende neutralidade do partido na disputa do segundo turno das eleições para prefeito.

Valores democráticos

Em nota, divulgada na tarde desta quinta-feira (10), o pedetista anunciou seu posicionamento.

Ele ressaltou que tem um "compromisso histórico" com a "defesa de valores democráticos, populares e de justiça social".

Juntos em Manaus.

Nacionalmente, PT e PDT são aliados, tanto que o presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, comanda o Ministério da Previdência Social

*

Em Manaus o PDT marchou junto com PT.

O presidente regional do partido,  ex-deputado Luiz Castro, foi o candidato a vice de Marcelo Ramos.

Goiabinha

Depois de apelidar Ricardo Nunes de “bananinha” e Guilherme Boulos de “Boulis”, Pablo Marçal (PRTB)  passou a tratar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas por “goiabinha”.

Verde por fora...

O termo pejorativo faz referência ao verde por fora e vermelho por dentro e remete à alcunha de “melancia”, usada para se referir a militares com suposto viés de esquerda.

Não me afeta

Em resposta, Tarcísio  disse que não cairá nas provocações de Marçal.

Para ele, a estratégia do croach de criar apelidos evidencia a falta de respeito do candidato do PRTB, mas deixou claro que isso não o afeta.

Última hora

NO APAGAR DAS LUZES – J&F assina transferência da Amazonas Energia

J&F assinou na noite de 5ª feira (10) o termo de transferência para assumir a Amazonas Energia. Segundo publicou o Poder360 a assinatura que viabilizou o negócio foi enviada pouco antes da meia-noite. O tempo se tornou um fator importante na reta final da transferência da concessão de distribuição de energia, pois a MP (Medida Provisória) 1.232 de 2024, que viabilizava a troca do concessionário com subsídios para alavancar sua operação deixa de valer nesta 6ª feira (11). A Âmbar Energia –braço no setor energético da J&F– não assume imediatamente a Amazonas Energia. Como o despacho da  Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que autorizou a transferência foi uma decisão monocrática do diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, para cumprir uma determinação da Justiça, o termo foi assinado sub judice.

*

A Âmbar só assume a concessão caso a decisão judicial seja estabilizada até 31 de dezembro. A assinatura do plano de transferência pegou o setor de surpresa. Foi concretizado por volta de meia noite. O documento foi encaminhado às 23h58 para assinatura das partes, que são Amazonas, Aneel e Âmbar. As assinaturas eletrônicas foram registradas entre às 23h59 e 1h15 já desta 6ª feira.

ORGULHO

Álbum do Caprichoso revive sucessos na voz de Patrick Araújo


Tem festa no curral do Caprichoso. O boi-bumbá está completando e, para celebrar a data, lança o álbum “Tricampeçao” ao vivo no bumbódromo de Parintins. Para alegria da torcida azulada, o álbum que celebra a conquista do  tricampeonato no Festival de Parintins 2024, está disponível nas principais plataformas de música.

O novo álbum apresenta 19 faixas que reúnem os grandes sucessos do Caprichoso na voz do levantador de toadas Patrick Araújo.

VERGONHA

Uma nova modalidade de golpe da prova de vida dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem sido aplicada por golpistas, tendo como alvo pessoas acima dos 60 anos.

Os golpistas, muitas vezes, estão se passando por servidores do instituto, utilizando farda e crachá falso e visitando as residências dos beneficiários para supostamente realizar a prova de vida. O objetivo é ter acesso a fotos, dados e documentos da vítima durante a falsa comprovação de vida. Desde 2023, a realização da prova de vida é responsabilidade do próprio INSS.

Caso receba uma visita desse tipo, é um golpe. Não atenda aos golpistas, nem forneça quaisquer informações ou documentos. Os bloqueios de pagamento por falta de comprovação de vida estão suspensos até o final de 2024.

OUTRAS PALAVRAS

“O ÚNICO AUTOMÓVEL VERDADEIRAMENTE POPULAR NO BRASIL É TEM SEIS RODAS: É O ÔNIBUS”. (Luiz Adelar Scheuer)
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes