Ir para o conteúdo

Documentário amazonense 'Os Avós' concorre no Festival de Gramado 2025

Documentário dirigido por Ana Lígia Pimentel retrata a realidade de jovens avós na Amazônia e concorre como Melhor Longa Documentário no Festival de Gramado 2025

Esta é a primeira vez que um longa-documentário amazonense disputa a mostra competitiva em Gramado.

O documentário 'Os Avós', dirigido por Ana Lígia Pimentel, foi selecionado para a mostra competitiva de Melhor Longa-Metragem Documentário no 53º Festival de Cinema de Gramado. A produção representa um marco para o audiovisual da Região Norte, ao trazer à tona histórias e dinâmicas familiares pouco retratadas no cinema brasileiro.

Com 90 minutos de duração, o filme acompanha homens e mulheres entre 30 e 35 anos que já assumem o papel de avós. A narrativa percorre áreas ribeirinhas e urbanas do Amazonas, refletindo sobre as implicações sociais e afetivas desse ciclo familiar precoce. Mais do que dados, o filme evidencia os impactos de desigualdades históricas e culturais.

A diretora, que vive desde 2017 na comunidade do Livramento, opta por uma abordagem observacional, com forte apelo visual. A fotografia transforma elementos naturais da floresta em metáforas visuais, enquanto a montagem, feita pela própria cineasta com consultoria de Jordana Berg, cria um ritmo que equilibra momentos de introspecção e tensão. A narração de Maria Ribeiro contribui como elo condutor da história.

“Os Avós” propõe uma reflexão sobre gênero, território, religião e heranças culturais. A partir do cotidiano de famílias jovens, a obra revela como o cuidado é reinventado em contextos marcados por vulnerabilidades emocionais e sociais. “Percebi uma situação cíclica e cultural, que afeta principalmente as crianças e suas relações familiares”, comenta Ana Lígia.

Esta é a primeira vez que um longa-documentário amazonense disputa a mostra competitiva em Gramado. Ao longo dos anos, o festival teve participações pontuais da Região Norte, como em 1982, com Djalma Limongi Batista, e em 2020, com o curta “O Barco e o Rio”, de Bernardo Abinader.

“Os Avós” será exibido entre os dias 13 e 23 de agosto de 2025, período em que ocorre o festival.

Ficha técnica:

  • Direção: Ana Lígia Pimentel
  • Fotografia: Ana Rezende
  • Montagem: Ana Lígia Pimentel (consultoria de Jordana Berg)
  • Narração: Maria Ribeiro
  • Produção executiva: Patrick de Jongh e Loren Lunière
  • Assistência de direção: Bruna Curcio
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes