Engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos vão às urnas, nesta sexta-feira (15 de dezembro), para escolher o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) e diretores geral e administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-AM (Mútua-AM). A votação acontece das 9h às 19h (conforme o fuso horário de cada localidade). O mandato compreende o triênio 2018/2020.
Mais de 10 mil profissionais estão aptos a participar do pleito. A capital concentra o maior número de votantes: 9.248. Para abrigar esse contingente, serão disponibilizados três locais de votação: sede do Crea-AM (rua Costa Azevedo, 174, Centro); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai – avenida General Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial); e o Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga (avenida Brasil, s/nᵒ, Compensa – próximo à sede do Governo).
No interior, cujo número de votantes é de 871, serão disponibilizadas urnas eletrônicas nos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Tefé, Manicoré e Urucará.
Para saber o local onde votar, o profissional deve acessar o ambiente profissional do Sitac (Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do Crea-AM), por meio do site institucional (www.crea-am.org.br). Só poderão votar profissionais quites com a autarquia até o último dia 14 de novembro, incluindo os vistados (registrados em outros Regionais, porém, contribuintes do Crea Amazonas).
OS CANDIDATOS
Três candidatos disputam o cargo de presidente do Crea-AM: os engenheiros civis Cláudio Guenka, que vem para a reeleição; Afonso Lins, o qual já atuou à frente do Conselho, e Cláudio Machado (Machadão), que concorre pela primeira vez a um pleito do Sistema.
Neste pleito, concorrem ao cargo de presidente do Confea os seguintes candidatos: engenheiro eletricista Murilo Pinheiro; engenheiro civil Jobson Andrade; engenheiro civil Joel Krüger; engenheiro civil José Ribeiro de Miranda; e o engenheiro civil Urubatan Barros.
Para o cargo de diretor-geral da Mútua-AM, os candidatos são o engenheiro civil Teishin Guenka, que também vem para reeleição; e o engenheiro cartógrafo Antônio Estanislau Sanches (Prof. Sanches). Para diretor- administrativo da Mútua-AM, lançaram-se candidatos o engenheiro civil Alisson Leão e o engenheiro eletricista Amarildo Lima.