Ir para o conteúdo

Em São Gabriel da Cachoeira, Sepror registra 94 famílias no PAA Indígena

A ação está sendo executada com o apoio técnico de servidores da Sepror e Idam que estão percorrendo as comunidades tradicionais da região

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), registrou, na segunda-feira (15/07), 94 famílias no Programa de Aquisição de Alimentos para povos indígenas e comunidades tradicionais do Amazonas em São Gabriel da Cachoeira (distante 842 quilômetros de Manaus), beneficiando cerca de 11 comunidades da região.

O município com maior predominância de povos originários no Brasil, recebeu apoio técnico dos servidores da Sepror, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Durante a ação, realizada na ultima semana, foi possível registrar 94 famílias da etnia Baré, da região do Alto Rio Negro no programa.

A atividade também possibilitou, para os interessados, a emissão do Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (Caf). O gerente da Unidade Local do Idam, Francimar Santos, participou da ação registrando os produtores “passei quatro dias em comunidades indígenas emitindo o CAF para elas poderem acessar, algumas que tem bolsa família e o NIS está atualizado consegui cadastrar”, afirma.

A ação atendeu 11 comunidades da região: Boa Vista, Guia, São Pedro, Pirapucu, Nova Vida, Juruti, Tabocal dos Pereira, Yabi, São Francisco Bom Jesus e Distrito de Cucui. Os produtores dessas regiões produzem, principalmente, farinha de mandioca, Maçoca, Tapioca, Goma, Cará, Abacaxi, Banana, Batata doce, açaí, Bacaba, Cucura, Beiju, Galinha Caipira, Ovos, Peixes fresco e Peixe moqueado, etc.

A ação tem como objetivo auxiliar os interessados na inscrição do edital do PAA Indígena. O edital que está com inscrições abertas desde dezembro e tem prazo para encerramento no dia 20 de janeiro, possibilita aos produtores dos 62 municípios do estado, a possibilidade de fornecer sua produção ao programa, e consequentemente beneficiar comunidades tradicionais com a doação dos alimentos.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos para povos indígenas tem como objetivo adquirir e fornecer produtos de gêneros alimentícios produzidos em áreas indígenas ou ocupadas por comunidades tradicionais, proporcionando às famílias da região uma oportunidade para o fortalecimento da agricultura. Além disso, os alimentos adquiridos por meio do PAA Indígena, serão destinados às comunidades indígenas.

Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CMM

Mais Recentes