Ir para o conteúdo

Empresários de Rondônia alinham estratégias com Denis Minev para colocar a Amazônia no centro da COP 30

Encontro na FIERO discute caminhos para que o empresariado rondoniense chegue à COP 30, em Belém, com projetos de baixo carbono e voz ativa na agenda climática.

Em apresentação detalhada, Minev explica oportunidades de financiamento climático e inovação que podem tornar Rondônia protagonista da transição sustentável na conferência de 2025 - Fotos: Ascom

Na manhã desta segunda-feira (28), empresários e lideranças dos setores industrial, comercial, de serviços e do agronegócio de Rondônia lotaram o auditório da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), em Porto Velho, para um diálogo direto com Denis Minev — diretor-presidente da Bemol e Special Envoy do Setor Privado Amazônico para a COP 30.

Ao longo de quase duas horas, Minev apresentou os bastidores da articulação que vem conduzindo para que empresas amazônicas cheguem à conferência com propostas concretas de desenvolvimento sustentável. Os participantes discutiram oportunidades de financiamento climático, parcerias tecnológicas e caminhos para valorizar cadeias produtivas regionais sem abrir mão da preservação ambiental.

O encontro foi descrito pelos organizadores como um “ponto de partida” para que Rondônia — e o setor privado amazônico como um todo — assuma papel de protagonismo na agenda global de clima.

Ao final, ficou acordada a criação de um grupo de trabalho, liderado pela FIERO em parceria com a Bemol, para transformar as sugestões levantadas em projetos a serem apresentados oficialmente durante a COP 30.

Empresários, lideranças setoriais e Denis Minev celebram o fim da reunião na sede da FIERO, primeiro passo da mobilização rondoniense rumo à COP 30

O fórum

A COP 30, sigla para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), ocorrerá em 2025, em Belém (PA). Trata-se do principal fórum mundial de negociação climática, capaz de reunir quase 200 países em torno de metas de redução de emissões e de financiamento à transição energética.

Será a primeira vez que a cúpula global desembarca na Amazônia — um fato histórico que amplia a vitrine internacional da região e cria condições inéditas para captar investimentos, influenciar políticas públicas e consolidar cadeias produtivas de baixo carbono.

Denis Minev assume protagonismo na COP30 e afirma: ‘Amazônia não é ré, é credora no balanço ambiental do mundo’
CEO da Bemol é nomeado enviado especial da conferência climática e propõe mutirão global com liderança amazônida para transformar a economia da floresta
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes