Ir para o conteúdo

Eneva firma contrato inédito com Linhares Geração para venda de gás natural

Primeiro suprimento para usina termelétrica entre empresas privadas; volume é de 1,07 milhão m³/dia

A Eneva, empresa integrada de energia, anuncia a assinatura de contrato de fornecimento de gás natural com a Linhares Geração, empresa responsável pela operação e manutenção de uma usina termelétrica no Espírito Santo. Com volume diário de fornecimento de até 1,07 milhão m³, trata-se do primeiro contrato de venda de gás natural para usina termelétrica celebrado entre agentes privados.

O fornecimento de gás, na modalidade flexível, será destinado à Usina Termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo (UTE LORM), com capacidade instalada de 204 MW e localizada no município de Linhares (ES). A parceria impulsiona o processo de abertura do mercado brasileiro de gás natural, sendo um marco importante por conta da oferta de uma solução de contrato flexível para o combustível que proporciona a segurança energética para o país.

O contrato possui vigência de 15 anos, com início do suprimento em 1º de julho de 2026 – há possibilidade de antecipação para janeiro de 2026, com respectiva extensão do contrato. O suprimento do gás pela Eneva à termelétrica será realizado principalmente a partir da Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), com capacidade de até 21 milhões de m³/dia e localizada no Hub Sergipe, o primeiro terminal privado de GNL brasileiro conectado à malha da TAG.

O valor do contrato considera duas parcelas: uma fixa, para remunerar a reserva de capacidade do FRSU, e uma variável, atrelada ao JKM (Japan Korea Marker), para remunerar o gás que será consumido pela UTE. Considerando premissas de valor de JKM, dólar e, principalmente, expectativa de despacho da usina pelos 15 anos do contrato, as partes estimaram o valor do contrato em R$ 1,2 bilhão (data base: janeiro/2023).

A Usina Termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo comercializou sua capacidade instalada de 204 MW no Leilão de Reserva de Capacidade, realizado em 21 de dezembro de 2021 (Leilão Nº 11/2021-ANEEL), tendo firmado compromisso de venda de potência, no âmbito do Contrato de Reserva de Capacidade para Potência (CRCAP), pelo prazo de 15 anos, a partir de 1º de julho de 2026, quando se inicia o compromisso da Eneva de suprir o gás natural para a Usina.

A Eneva terá exclusividade de fornecimento de todo o volume de gás necessário para atendimento aos despachos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no âmbito do Contrato de Reserva de Capacidade para Potência (CRCAP.

A parceria entre a Eneva e a Linhares Geração reafirma o compromisso de trazer mais flexibilidade e liquidez para o mercado brasileiro de gás natural, aproveitando a conexão do Hub Sergipe, da Eneva, à rede de gasodutos do sistema de transporte de gás natural do país.

Para a Linhares Geração, a importância do novo contrato é assegurar a disponibilidade de gás natural para atendimento ao CRCAP dentro das condições de mercado e com equilíbrio de custo.

“Esse contrato de fornecimento de Gás Natural com a Eneva consolida a estratégia da empresa, adotada no Leilão de Capacidade de 2021, e garante o fiel cumprimento do CRCAP durante os seus 15 anos de vigência, de forma inédita e consistente, abrindo caminho para outras iniciativas semelhantes nos próximos leilões”, avalia Marcelo Oliveira, diretor executivo da Linhares Geração.

“A parceria com a Linhares Geração é um marco para o mercado de gás natural, por ser o primeiro contrato de venda de longo prazo para uma usina termelétrica celebrado entre empresas privadas. É uma forte sinalização da disposição dos agentes em fortalecer o mercado, buscando torná-lo cada vez mais dinâmico e sofisticado. Com soluções como esta, nossos clientes podem gerenciar volumes e preços, além de agregar mais segurança e diversificação aos seus suprimentos”, comenta Marcelo Lopes, diretor executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes