Ir para o conteúdo

FAB registra mais de mil movimentos aéreos durante o Festival de Parintins

Os dados revelam o crescimento exponencial do Festival Folclórico de Parintins nos últimos anos

Operação reforçou o controle do espaço aéreo amazonense - Foto: Divulgação/FAB

O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de tráfego Aéreo – CINDACTA IV realizou a ‘Operação Parintins’ no período de 19 de junho a 02 de julho, com o objetivo de garantir a proteção do espaço aéreo do município para que turistas e torcedores viajassem em segurança durante o período festivo.

De acordo com o relatório realizado pela equipe operacional do CINDACTA IV, foi registrado 1.068 movimentos aéreos durante o período da Operação, ultrapassando o marco de 979 movimentações no mesmo período do ano passado. Os dados revelam o crescimento exponencial do Festival Folclórico de Parintins nos últimos anos.

A ‘Operação Parintins’ coordenada pelo Tenente-Coronel Aviador Luiz Mário de Arruda Victório Júnior contou com uma equipe técnica, operacional  e administrativa de 38 pessoas. Os controladores de tráfego aéreo trabalharam em uma escala ininterrupta com turnos de 12 horas para garantir 24 horas de proteção da região aérea.

“Estar a frente dessa equipe para mim é um orgulho. É gratificante ver o brilho nos olhos de toda a equipe e perceber que a gente tem profissionais de alto gabarito no Comando da Aeronáutica para cumprir uma missão tão nobre, representando a Força Aérea Brasileira e entregando para a sociedade amazonense um controle de tráfego aéreo seguro”, destaca o coordenador da missão.

A equipe técnica do CINDACTA IV chegou na ilha no dia 09 de junho, a fim de coordenar a instalação de todos os equipamentos necessários para o sucesso da operação. Concomitante aos serviços de infraestrutura executados pela equipe técnica em Parintins, os controladores selecionados para missão foram submetidos a um treinamento no Simulador Radar do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Eduardo Gomes (DTCEA-EG), o qual foi inaugurado no fim de 2024. Em seguida, a equipe operacional desembarcou no dia 16 de junho, quando finalizou o treinamento in loco.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes