A Federação Amazonense de Futebol (FAF), por meio de uma nota de resolução da presidência, enfim confirmou os clubes que disputarão as competições nacionais em 2021. São eles o Manaus FC, que já estaria garantido em uma divisão devido a participação na Série C, além do Amazonas FC e o Penarol. A informação é do Globo Esporte.
A Onça Pintada, líder geral do estadual, vai disputar Série D do Brasileiro e a Copa do Brasil pela primeira vez em sua curta história - o Gavião do Norte, vice-líder, também disputará o mata-mata nacional pela quarta temporada consecutiva. Já o Penarol, que terminou na terceira colocação na tabela, herdou vaga na quarta divisão e voltará ao torneio após oito edições de ausência.
O documento também confirma que o estadual não terá campeão ou rebaixados, o que já havia sido sinalizado pelo diretor de competições da FAF, Ivan Guimarães, anteriormente. Consequentemente, o Amazonense de 2021 terá 10 equipes, sendo as oito permanecentes de 2020, além das duas que vão ascender da Série B, prevista para outubro.
Para ratificar sua decisão, o presidente da entidade, Dissica Valério Tomaz, disse que "foram realizadas mais de 70% das partidas classificatórias, ou seja, 10 das 14 rodadas do primeiro e segundo turno, que contam para classificação geral da competição."
Acrescentou ainda que "todos os custos da disputa foram honrados pelos clubes, assim como a receita proveniente dos pagamentos de ingressos foram utilizados pelos mandantes dos jogos na competição", fatos que dificultariam o cancelamento do torneio.