O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou que o Governo Federal através do Ministério do Turismo, os Correios e a Petrobras irão repassar R$ 12 milhões para o Festival Folclórico de Parintins deste ano, por meio de patrocínio. O anúncio foi feito em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira (5).
"Este investimento reforça a importância do Festival de Parintins como uma vitrine cultural do Amazonas e do Brasil, promovendo o turismo e gerando oportunidades econômicas para a região”, disse o ministro Celso Sabino.
A secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas já havia anunciado em março que a verba de patrocínio para o Festival Folclórico de Parintins deve chegar a R$ 15 milhões, este ano. O Governo do Amazonas, em 2023, anunciou um patrocínio de 10 milhões. Empresas também patrocinam o evento.
No evento do lançamento de patrocínio estiveram na reunião os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido, Rossy Amoedo e Fred Góes, respectivamente, além de políticos do Amazonas que ajudaram na articulação deste valor como o deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) e o senador Omar Aziz (PSD).
“Esse anúncio de hoje aqui foi fruto de um longo trabalho de negociação. Tivemos vários eventos para que isso pudesse ser organizado, mas isso também demonstra a credibilidade do nosso Festival. Só para vocês terem uma ideia, o Festival tem hoje 16 patrocinadores, sendo o evento cultural com o maior número de patrocínios, muito por conta da entrega que oferece e da credibilidade construída ao longo dos mais de 100 anos de história dos bois Caprichoso e Garantido. Quero aqui, de coração, agradecer ao Ministro Celso Sabino, às representantes dos Correios e da Petrobras, por acreditarem na nossa festa”, pontuou Saullo Viana.