Ir para o conteúdo

Festival inicia programação no dia da Consciência Negra e promove 30 atividades gratuitas até o final de novembro

Entre os dias 20 e 30 de novembro o Até o Tucupi 2024 - Festival pelo Clima promove debates, shows, mobilizações e atividades que fortalecem o enfrentamento da crise climática, no Amazonas

O evento une tradição e cultura urbana em uma ação de resistência cultural.

O ‘Até o Tucupi 2024 - Festival pelo Clima’ inicia suas atividades no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, reafirmando seu compromisso com a valorização e a defesa da Amazônia Negra. A programação abre na Colônia Santo Antônio, zona Norte de Manaus, com o projeto Decolonia Santo Antônio, organizado em parceria com o Coletivo Pererê. O evento une tradição e cultura urbana em uma ação de resistência cultural, celebrando raízes africanas, discutindo a crise climática e o racismo ambiental, com atividades voltadas para jovens e crianças.

Entre os dias 20 e 30 de novembro, serão realizadas 30 atividades gratuitas espalhadas por todas as zonas de Manaus. O festival destaca o protagonismo das periferias, dos povos indígenas, quilombolas, das mulheres e de pessoas LGBTQIAP+ na luta por justiça climática. Com ações que vão de debates e rodas de conversa a shows e intervenções culturais, o evento promove o diálogo entre arte, ancestralidade e a urgência de enfrentar os impactos da crise climática no Amazonas.

Nesta edição, o festival fortalece a presença indígena em Manaus, reconhecida como a cidade mais indígena do Brasil. Em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e o coletivo LGBTQIA+ indígena Miriã Mahsã, o evento reforça as lutas dos povos indígenas como protagonistas na busca por soluções climáticas. O festival também propõe um espaço de conexão entre diferentes comunidades para tratar de temas como racismo ambiental, demarcação de territórios e o marco temporal, reafirmando a importância de uma ação coletiva.

O festival é realizado por uma coalizão formada pelo Coletivo Difusão, Coletivo Proteja, COIAB, Casa Cinco e Miriã Mahsã. A programação completa inclui Encontro Amazonense sobre Crise Climática, a Marcha Até o Tucupi pelo Clima, atividades em escolas, apresentações artísticas e a Mostra de Música, que encerra o festival no dia 30 de novembro. A programação completa pode ser acessada no site: https://ateotucupi.org/programacao/

O objetivo é fortalecer iniciativas que conectam arte, cultura e alternativas socioambientais

Inscrições abertas para a Feira Criativa no Festival Até o Tucupi

Uma edição especial do Festival Urbano de Alternativas (FUÁ) será realizada dentro do Festival Até o Tucupi, promovendo um espaço para expositores criativos e de gastronomia. O objetivo é fortalecer iniciativas que conectam arte, cultura e alternativas socioambientais para compor esse espaço de criação, resistência e transformação.

Expositores criativos podem se cadastrar no endereço bit.ly/criativosateotucupi . Expositores de gastronomia podem se cadastrar no link bit.ly/gastronomiaateotucupi . As inscrições são gratuitas e vão até o dia 24 de novembro.

Feirão do Pescado

Os piscicultores do Amazonas enfrentam enormes desafios para escoar sua produção devido à seca histórica que compromete os rios. Em resposta a essa realidade urgente, o Feirão do Pescado surge como uma ação de mobilização e fortalecimento dos produtores rurais.

No dia 30 de novembro, o Festival Até o Tucupi 2024 se une a essa importante iniciativa. Essa parceria busca não apenas dar visibilidade às dificuldades enfrentadas, mas também apoiar quem garante alimento e sustento à população de Manaus.

O que: Até o Tucupi 2024, Festival pelo Clima
Quando: 20 a 30 de novembro
Contatos para imprensa:

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes