Ir para o conteúdo

Festival Olhar do Norte seleciona filmes da Amazônia para sexta edição

Inscrições foram prorrogadas até 31 de maio

O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte está com inscrições abertas até 31 de maio e amplia a oportunidade para filmes produzidos na região Norte. O formulário está disponível no site festivalolhardonorte.com.

A sexta edição do evento, realizado pela Artrupe Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e em parceria com CineSet, acontece no segundo semestre deste ano.  

Podem concorrer filmes com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2023 e cada autor pode inscrever mais de uma obra cinematográfica. No total, são três mostras competitivas: Amazônia, que abrange filmes realizados e diretores dos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; Outros Nortes, com produções e diretores dos demais estados brasileiros; e Olhar Panorâmico, que tem exibições on-line de obras cinematográficas e diretores também de estados da Amazônia Legal.

A programação tem ainda a mostra não-competitiva Olhinho, para filmes infantojuvenis e aberto para todos os estados do Brasil, além das produções convidadas.

“Decidimos prorrogar as inscrições do festival porque, apesar do grande número de filmes inscritos, sentimos falta da participação de produções da região Norte, especialmente do Amazonas, Pará e Roraima, estados que sempre se destacam no evento”, afirma o curador Diego Bauer.  

Diego Bauer, que divide a curadoria com Flávia Abtibol e Victor Kaleb, pontua que, até o momento, o Olhar do Norte tem 500 filmes inscritos.

“Já batemos o nosso recorde, é o nosso maior número até hoje. Com certeza vamos ter uma curadoria muito ampla e variada, com filmes que apontam para caminhos diferentes, mas, ao mesmo tempo, carregam em comum o fato de terem sido produzidos e gravados no Norte, por pessoas daqui”, comenta o curador. “Nesta edição vamos continuar com propostas diferentes, explorando questões relacionadas à Amazônia e essa variedade é uma das nossas qualidades”.

A lista dos selecionados vai ser divulgada no site do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte e no Instagram (@olhardonorte).

Prêmios

Todos os filmes selecionados para a Mostra Amazônia concorrem ao prêmio de “Melhor Filme”, “Prêmio Especial do Júri”, “Melhor Direção”, “Melhor Atuação”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Direção de Fotografia”, “Melhor Montagem”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Som” e “Melhor Filme” pela escolha do público. O corpo de jurados vai ser formado por profissionais da área.

Em Outros Nortes e Olhar Panorâmico, a premiação é para “Melhor Filme”, “Menção Honrosa do Júri” e “Melhor Filme” pela escolha do público. O júri vai ser composto por críticos do site Cine Set.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes