A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), divulgou nesta segunda-feira (16/04) a confirmação de mais 10 casos de sarampo em Manaus. Com isto, sobe para 16 os casos confirmados da doença na capital amazonense. Outros 173 casos suspeitos notificados em Manaus seguem em investigação, de acordo com dados da Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo do Amazonas.
Segundo o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, os casos são confirmados, inicialmente, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e reconfirmados pelo laboratório de referência nacional. O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, reforça que Manaus está em Campanha de Vacinação, tendo como público alvo as crianças.
A vacina contra o sarampo está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além dos Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC), da Susam.
Balanço Epidemiológico – Na 3ª edição do Boletim Epidemiológico da Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo do Amazonas, (11/04), foi divulgado 192 casos notificados do Amazonas, destes, 183 em Manaus e 09 no interior do estado (02 em Humaitá, 01 em Anori, 01 em Beruri, 01 em Itacoatiara, 01 em Itapiranga, 01 em Iranduba, 01 em Manacapuru e 01 em São Gabriel da Cachoeira).
Busca retrospectiva– Ainda no Boletim foram avaliados, na busca retrospectiva de casos suspeitos, aproximadamente 129.028 prontuários, de unidades de saúde de urgência e emergência de Manaus. Destes, a equipe de vigilância epidemiológica da FVS identificou 19 notificações de casos suspeitos de Sarampo.