O Festival de Parintins de 2025 é apenas no final de junho, mas a temporada bovina tem mostrado que o Boi Garantido vem com determinação de vencer este ano— e com inovação. O grupo de dança Gandhicats, sob direção do coreógrafo Gandhi Tabosa, lançou, junto com o vermelho e branco, o videoclipe da música “Boi do Povo, Boi do Povão”, faixa que integra o álbum oficial do Garantido para o festival deste ano.
Com liberdade criativa dada pela direção do boi, Gandhi foi o idealizador do projeto, que ele define como uma “vídeo de performance sensorial”. “Minha ideia era muito essa, de sair um pouco do contexto da arena e usar o audiovisual como uma linguagem mais livre. Queria levar as toadas para esse universo mais performático, mais sensorial, mais artístico mesmo”, explica o coreógrafo.
No videoclipe, as imagens misturam elementos das ciências milenares afro-indígenas, coreografias de rua, figurinos simbólicos e uma estética que ecoa tanto a ancestralidade quanto o futuro. O resultado é uma celebração audiovisual da pluralidade amazônica, traduzida em dança e música — um “auto contemporâneo do boi”, como define Gandhi.
O conceito por trás do álbum Boi do Povo, Boi do Povão é claro: “celebrar a diversidade étnica e cultural da Amazônia em uma única unidade: o povo plural da floresta.” A proposta dialoga diretamente com os saberes dos povos e comunidades tradicionais, sem abrir mão da linguagem da arte urbana e da cultura pop.
Inovação
A iniciativa não é isolada. O Gandhicats já vem, ano após ano, rompendo barreiras no Festival de Parintins com coreografias que unem dança popular, teatralidade e arte contemporânea. Em 2024, o grupo venceu o prestigiado Festival de Dança de Joinville com a apresentação “O Boi do Povo Vermelho”, levando para o Sul do país o espírito vermelho do Garantido e reafirmando sua relevância no cenário nacional da dança.
“Eu sempre vi a potência do Garantido no mundo do entretenimento”, afirma Gandhi. “Por que não levar isso também para o lançamento de um álbum, para o universo pop, para o público jovem?”, questiona.
Mas a proposta ousada também gera controvérsias, que é desfeita e explicada em detalhes pelo coreógrafo.
“Muita gente fala que o que estamos fazendo não é tradição, que está virando TikTok”, comenta. “Mas não é isso. A ideia nunca foi desrespeitar. É sobre dar novos significados, é sobre conquistar o novo torcedor, dialogar com essa geração que está no TikTok, sim, mas que também quer se conectar com suas raízes”, diz Gandhi Tabosa.
A resposta está no ar — e no YouTube. O videoclipe já está disponível e mostra que tradição e inovação não apenas podem caminhar juntas,como também dialogam para manter viva e pulsante a alma do Boi Garantido.
Precisamos exaltar o grupo de dança Gandhicats, campeão do maior festival de dança do mundo na categoria ‘Danças Populares Brasileiras’. A companhia amazonense levou o Boi Garantido para a apresentação no ‘41º Festival de Dança de Joinville - O festival de emoções’ e emocionou a… pic.twitter.com/m7v8g8bQLw
— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) July 23, 2024