O Boi Garantido conquistou o 33º título de sua história no Festival de Parintins. A nação vermelha e branca conquistou 1.259 pontos na apuração realizada na tarde desta segunda-feira (30/06), contra 1.257,7 do Caprichoso, uma diferença de 1,3 pontos.
Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o Garantido levou à arena uma apresentação que exaltou a tradição e o legado do bumbá da Baixa do São José.
Na primeira noite do festival, o boi encarnado apresentou o subtema “O Ecoar das Vozes da Floresta”, destacando a diversidade dos povos da Amazônia com a lenda “Tapyra'yawara” e o ritual indígena “Moyngo, A Iniciação Maragareum”.
Na segunda noite, o Garantido valorizou as matrizes populares, indígenas e afro-brasileiras, tendo como um dos pontos altos o “Ritual Ajié”, protagonizado pelo pajé Adriano Paketá.
Encerrando o Festival de Parintins, a última apresentação celebrou a diversidade cultural do Brasil, homenageou o compositor Chico da Silva, marcou a despedida do tripa Denildo Piçanã e trouxe a lenda “A Deusa das Águas”.
