Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (11/11), mostra um empate de 41% entre os brasileiros que acreditam que a COP30 trará resultados positivos para o País e aqueles que acreditam que a conferência não fará diferença. Para 7% dos entrevistados, os resultados serão negativos para o País e 11% não souberam ou não responderam.
O evento que discute mudanças climáticas ocorre em Belém do Pará até o dia 21 de novembro e conta com líderes do mundo inteiro. O instituto também questionou se as pessoas sabiam que a COP30 aconteceria em Belém: 51% diziam ter ficado "sabendo agora", contra 48% que disseram já saber. Desses, 1% não soube ou não respondeu.
A pesquisa trouxe também a avaliação dos brasileiros sobre a exploração de petróleo na margem equatorial. A parcela dos contrários a essa exploração caiu de 70% em outubro para 49% na mostra de hoje e os favoráveis que o governo explore o petróleo na margem equatorial brasileira subiu de 26% para 42%.
A pesquisa Quaest foi realizada com 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, ouvidos entre os dias 6 e 9 de novembro, antes do início da conferência em Belém, com margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.