A TV Globo comunicou hoje (13) que cancelou a transmissão do Festival de Parintins 2024, por não ter chegado a um acordo com a TV A Crítica, que é detentora dos direitos de transmissão do espetáculo até 2025. A Informação é da Folha de São Paulo.
“A Globo iniciou conversas para a transmissão do Festival de Parintins, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do evento”, diz a nota da emissora, enviada na tarde desta quinta-feira (13), para a coluna F5, de entretenimento da Folha.
A Nota da TV Globo prossegue informando que a emissora se afastará da transmissão, mas que o jornalismo da rede vai fazer cobertura da festa de Parintins.
“A TV Globo continua interessada em exibir nas suas diversas plataformas, para todo o Brasil e para o mundo, a festa do folclore dos povos da floresta e manterá sua cobertura do jornalismo local e nacional do evento”, segue a nota.
A TV Globo tinha por objetivo transmitir o Festival de Parintins nos canais Multshow, Globo Play, Globo internacional e melhores momentos da disputa dos bois na grade aberta em rede nacional.
“A formalização do nosso interesse tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao portfólio de grandes transmissões da Globo, palco das principais festas culturais e populares brasileiras. O evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da Globo e da Rede Amazônica”, conclui a nota.
Bastidores
Nos bastidores os comentários sobre o assunto são fortes. Uma fonte ligada à organização do festival disse que, de fato, nunca houve qualquer contrato assinado. O que havia era uma carta de intenções.
Outra fonte ligada à TV A Crítica confirmou esta informação. "Nunca teve contrato. Nunca existiu contrato. Aquilo na foto era só a quebra de exclusividade, mas o contrato mesmo não existia", disse.
Um jornalista ligado ao Garantido afirmou que desde o começou sempre achou o projeto megalomaníaco e achou estranho anunciarem toda uma cobertura sem os detalhes e conhecimento de como isso seria feito.
"A Rede Amazônica teria pouca participação. A maioria das pessoas viria de fora e queriam alugar barcos para acomodar todo mundo. Trariam carretas com todo o equipamento. A essa altura? Não tinha a menor condição de dar certo. É a realidade", lamentou.
Na televisão, durante apresentação do seu programa diário, o apresentador Sikera Jr disse que a Globo, na verdade, "queria tomar o festival". Como não conseguiu, acabou desistindo. Ele ainda aproveitou para cutucar o governador Wilson Lima.
"Queriam tomar contando inclusive com apoio de políticos que já passaram por esta casa", afirmou Sikera.