Ir para o conteúdo

Governo anuncia envio de 149 brigadistas para combate a incêndios no AM

Este é o pior outubro em incêndios no Amazonas nos últimos 25 anos, segundo o Inpe.

Os brigadistas serão deslocados para o Amazonas entre esta sexta-feira e a próxima segunda (16)

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (13) o envio de 149 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para auxiliar no combate a incêndios florestais no estado do Amazonas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), este é o pior outubro de queimadas no estado nos últimos 25 anos na região. O órgão compila os dados desde 1998.

Até quinta-feira (12), o Inpe haviam contabilizado 2.770 focos de calor ativos. Uma onda de fumaça encobriu Manaus e colocou a cidade entre as cidades com uma das piores qualidades de ar do mundo.

Segundo o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, os brigadistas serão deslocados para o Amazonas entre esta sexta-feira e a próxima segunda (16). São 119 profissionais do Ibama, e 30, do ICMBio.

"Nós estamos reforçando [o auxílio], entre hoje [sexta-feira] e segunda-feira, com mais quase 150 brigadistas. São brigadistas que estão sendo retirados de outras regiões do país para reforçar as ações no estado do Amazonas. São brigadistas do Ibama e do ICMBio”, afirmou Agostinho.

Agostinho afirmou que 140 brigadistas do Ibama e do ICMBio já estão atuando no Amazonas. Com o reforço anunciado nesta sexta-feira, o número de profissionais na operação subirá para 289.

O presidente do Ibama informou ainda que a aplicação de multas na Amazônia Legal já chega perto de R$ 3 bilhões por infrações contra a floresta.

Previsões

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que as previsões apontam para continuidade dos incêndios no Amazonas até novembro.

“As previsões são de que, nos meses de outubro e novembro, a gente ainda amargue muito sofrimento. A situação na amazônia é desafiadora”, disse.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes