Ir para o conteúdo

Governo do Amazonas avança com obra de reforma do aeroporto de Barcelos

Melhorias incentivam o turismo e a pesca esportiva no município

Pista do aeroporto de Barcelos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está concluindo as obras de reforma e revitalização da pista e da área operacional do aeroporto de Barcelos, município distante 399 quilômetros de Manaus.

Com investimento de R$ 12,5 milhões, a obra está 85%  concluída com a execução de serviços de limpeza da vegetação da área operacional; recapeamento da Pista de Pouso e Decolagem (PPD); instalação de placas de advertência e remoção do lixão próximo ao aeródromo.

Nesta etapa, estão em andamento os trabalhos de sinalização horizontal; reconstrução da cerca da área operacional e aplicação de grama nas laterais da pista.

Com a nova pista, a capacidade de carga do pavimento para operações, PCN (Pavement Classification Number), terá a numeração 17. Dessa forma, o aeroporto eleva sua categoria e adquire uma resistência de pavimento maior, passando a ter um ATR-72, com capacidade para até 78 passageiros.

A partir desses avanços, mais voos e mais pessoas passarão a ser atendidas, além de atrair voos maiores e novas companhias aéreas para operações na região.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, além de promover o desenvolvimento da aviação regional, a obra também leva benefícios e mais qualidade de vida à população de Barcelos.

“A construção e reforma de aeroportos e aeródromos no interior permite a integração de municípios, além de facilitar a circulação de riquezas, a realização de serviços de urgência e emergência e o transporte de pessoas e mercadorias, por isso as melhorias na infraestrutura aeroportuária são tão importantes para o desenvolvimento do Amazonas como um todo”, destacou o titular da pasta.

Aero Mais Amazonas

O projeto de revitalização do aeroporto de Barcelos integra o programa Aero Mais Amazonas, que prevê a realização de investimentos em outros 13 aeródromos e aeroportos do estado, entre eles Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Maués, Novo Aripuanã, Pauini e Parintins.

O programa, que é uma das prioridades do governador Wilson Lima, é executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o Governo Federal, via Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), e visa o desenvolvimento da aviação regional.

Fomento

Com uma economia voltada para a produção de peixes ornamentais, além da grande contribuição da agricultura, com o plantio de banana, arroz e mandioca, também é fundamental destacar a pesca esportiva do tucunaré, que é a base do turismo na região.

Situado na calha do rio Negro, a cidade de Barcelos, também conhecida como a capital amazonense da pesca esportiva, conta com uma população de 18.834 habitantes, de acordo com dados atualizados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes