Ir para o conteúdo

Guarda Municipal prende homem com mandado em aberto por tráfico

Durante patrulhamento de rotina próximo ao Terminal 1, a Guarda Municipal recebeu informações sobre a presença de suspeitos na linha 640, com destino ao Centro da cidade

A Prefeitura de Manaus, em colaboração com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), promoveu operação de abordagem ao ônibus da linha 640, nesta quinta-feira, 2/5. Diante da pronta resposta da equipe da Guarda Municipal de Manaus, acionada por uma denúncia da comunidade, um suspeito foi detido no interior do veículo, com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

Durante patrulhamento de rotina próximo ao Terminal 1, a Guarda Municipal recebeu informações sobre a presença de suspeitos na linha 640, com destino ao Centro da cidade. Prontamente, a equipe localizou e abordou o veículo, realizando uma inspeção em todos os passageiros.

Um dos ocupantes do coletivo foi encontrado portando uma arma branca e uma carteirinha estudantil que não lhe pertencia, além de uma quantia em dinheiro no valor de R$ 405. Após consulta ao sistema de registros criminais (Cnesc), foi constatado que o indivíduo, identificado como Arlison Andrade da Cunha, possuía um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

Para o agente Glauber Mendes, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a colaboração da população tem sido fundamental para alcançar resultados positivos, permitindo que a Guarda Municipal execute suas funções com excelência e garanta a segurança dos passageiros que utilizam o transporte público.

“É crucial que os cidadãos confiem na instituição da Guarda Municipal e na Romu, para que possamos responder prontamente, prevenir assaltos e frustrar as ações dos criminosos”, destacou o agente Glauber.

A ação contou com o apoio da Guarda Municipal e da equipe da Base Soccer. A apresentação do detido à autoridade policial está em andamento, demonstrando o comprometimento da Guarda Municipal em garantir a segurança da população e combater a criminalidade na cidade.

Evolução

Criada no dia 15 de junho de 1949, por meio da Lei nº 132, inicialmente recebeu a denominação de Guarda Municipal de Parques e Jardins. Ao longo dos anos, sofreu inúmeras mudanças na sua parte estrutural e de atuação. O primeiro concurso aconteceu em 1989 e o último em 2012.

A Emenda Constitucional (EC) nº 123, de 16 de junho de 2021, consentiu à Guarda Municipal o porte de arma de fogo, alterando o artigo 125 da Constituição Estadual. Já a EC nº 124, de 16 de junho de 2021, passou a tratar a Guarda Municipal como órgão de Segurança Pública. Em 23 de novembro desse mesmo ano, a Lei nº 2.811 instituiu a Corregedoria Geral e a Ouvidoria da GMM, órgãos permanentes, de apoio e execução da guarnição.

Ainda no âmbito municipal, a Lei Complementar nº 16, de 21 de dezembro de 2021, dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal, definindo como uma corporação uniformizada, destinada à proteção de bens, serviços, logradouros públicos e instalações do município, bem como à realização do patrulhamento preventivo e comunitário.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes